Quando acordei, por volta das 05:30, já se avistava a costa e em pouco tempo chegámos à cidade de Casablanca.
"Casablanca (em árabe الدار البيضاء, ad-Dhar-al-Bayda) é a maior cidade de Marrocos, na costa atlântica do país. Tem cerca de 3,7 milhões de habitantes. É o maior porto e o maior centro industrial e comercial de Marrocos. Casablanca está no local da antiga Anfa, localidade destruída em 1468 pelos portugueses. Em 1515 estes fundaram a actual cidade com o nome de Casa Branca. Destruída pelo terramoto de 1755, foi reconstruída pelo sultão de Marrocos em 1757. Nessa época instalaram-se na cidade muitos mercadores espanhóis passando Casa Branca a ser conhecida como Casablanca. Foi ocupada em 1907 pelos franceses que promoveram o seu desenvolvimento. Casablanca possui um dos maiores portos artificiais do mundo, sendo um local importante de negócios e comércio. As principais indústrias são a pesqueira, a vidreira, a do mobiliário, a de materiais de construção e a do tabaco." - Wikipedia
Antes mesmo de tomar o pequeno-almoço, subo ao Deck 2 para ver o cais com a luz da manhã. Não está quase ninguém pois a maioria estará nos Restaurantes ou já se preparando para o desembarque. A saída para a excursão a Marraquexe é bem cedo, às 06:45. A minha "Visita a Casablanca" sairá só 1 hora mais tarde.
Fui tomar o pequeno-almoço no meio de uma confusão de gente e empregados, que provavelmente se estreavam nestas lides neste cruzeiro. Dirigi-me ao Salão de Festas para aguardar a chamada da minha excursão. À chegada cada pessoa recebia um autocolante com o nº do respectivo autocarro. Distrai-me e não me apercebi de que o meu foi o primeiro a sair tendo saído integrada no 2º grupo. É impossível "ultrapassar" alguém naqueles corredores estreitos por onde nos encaminham até à saída. Quando consegui chegar ao parque dos autocarros o meu estava já preparado para sair. Uff...foi por pouco! Logo não a reconheci mas o membro do staff que nos acompanhava era a Ana Laíns, que tinha ouvido cantar na noite anterior. Para além de uma excelente voz é também muito simpática. Os fotógrafos a bordo são um casal de italianos que anda nisto há anos e para além da foto de praxe à saída também acompanham um dos autocarros e calhou ser no meu. Casablanca...aí vou eu...
"A cidade possui uma praça principal, da qual irradiam diversas avenidas. Na generalidade, os edifícios constituem uma versão francesa da arquitectura árabe-andaluza, brancos com linhas simples, sendo de especial interesse a área da Praça das Nações Unidas, onde se localizam as maiores infra-estruturas." - Wikipedia
Saímos do porto e dirigimo-nos até à Praça das Nações Unidas e à Praça Mohammed V. Quanto a mim e apesar da muita sujidade e pobreza nalgumas zonas da cidade, esta parece mais uma cidade comum da Europa, do que uma cidade Árabe. O trânsito caótico de que tanto se ouve falar não era muito visível neste dia pelo facto de ser 1 de Maio e também aqui feriado. Havia sim, muita gente nas ruas. Não sendo uma cidade muito atraente e não sendo a capital do país, é no entanto muito importante para o Reino de Marrocos, é esta cidade que dita as novas tendências do reino. A praça Mohammed V é o local da primeira paragem e aqui a principal atracão turística são os famosos aguadeiros, de trajes coloridos, que vendiam água, transportada em odres de pele e depois servida em taças de metal. Faziam-se anunciar tocando o sino que transportam. Estão nesta Praça aguardando a chegada dos turistas pois cobram para se deixar fotografar. Na fotomontagem que comprei e que postei anteriormente podem vê-los de costas, a maneira de fotografar sem pagar. Esta praça está repleta/coberta de pombos.
Entrada para a antiga Medina |
A praça com as suas flores, pombos, fonte, lixo e ao fundo a Catedral do Sagrado Coração. |
Daqui o guia levou-nos a pé e escoltados por 2 homens de motorizada que não cheguei a perceber quem eram, até ao Bazar onde, segundo ele, os preços são controlados e não é necessário regatear. O Bazar até tem muita coisa mas preferiria ter tido possibilidade de ir a uma loja mais típica e menos careira. Comprei alguns imans para frigorífico para mim e para oferecer, um copo em cerâmica e 1 postal e paguei 26 euros. O câmbio foi feito a 11 Dirhams por cada euro. Depois de aqui termos estado algum tempo, quanto a mim até demais, mas claro o guia faz pela sua vida, a comissão é importante e funciona assim em qualquer lado. Aqui só não disfarçam! ;) Regressámos ao autocarro e seguimos para a visita à Mesquita Hassan II. A Mesquita não deveria estar aberta neste dia para visita de turistas (sexta-feira é dia sagrado para os muçulmanos) mas pelo facto de o cruzeiro atracar eles abriram uma excepção mas só entrava quem estivesse com guia. Quem tentou visitar por sua conta não teve sorte, pelo que me foi dito. Esta foi uma visita que, para mim, só por si, valeu a visita a Casablanca.
Mesquita Hassan II |
Esta mesquita é de uma grandiosidade impressionante e é a terceira maior do mundo, depois das mesquitas de Meca e Medina. Dois terços do complexo são erguidos sobre o mar. O minarete, o farol do Islamismo, tem 200 metros de altura (o maior do mundo) e é encimado por um potente raio laser que alcança 30 km e que serve para dar a orientação de Meca e à noite indicar a entrada do porto da cidade. O edifício foi desenhado por Michel Pinseau, envolvendo 35000 artesãos e foi inaugurado em 1993. Foram utilizadas modernas técnicas científicas aplicadas à arquitectura.A mesquita pode albergar no seu interior cerca de 25.000 fiéis (20 mil homens no piso térreo e 2 mesaninos laterais para 2500 mulheres cada um, para que estas orem separadas dos homens) e o recinto exterior, incluindo as arcadas 75.000. Um recinto sagrado para orações e estudos.
Os portões com cerca de 5m de altura, são de titânio e a ferramenta utilizada para fazer a decoração foi o laser orientado por computador.
O tecto de cedro é duplo, e a parte de cima abre do meio para os lados permitindo deste modo a entrada de luz natural.Com estuque esculpido, azulejos zellij e revestimentos em mármore, é um monumento à virtuosidade arquitectónica marroquina. Simplesmente espectacular. Adorei! E claro, à entrada temos que nos descalçar e é-nos dado um saco onde os transportaremos até ao fim da visita.
Depois de 1 almoço à pressa lá estava eu de novo num autocarro, desta vez a caminho de El-Jadida, antiga Mazagão. Como a viagem levava cerca de 1h30m, aproveitei para descansar.
"Mazagão foi uma possessão portuguesa em Marrocos, no norte de África, correspondendo à actual cidade de El Jadida, 90 km para sudoeste de Casablanca. Fundada em 1513 como entreposto comercial, resistiu à soberania dos mouros à custa de grande esforço e investimento da Coroa portuguesa, para servir os navegadores que faziam a Rota do Cabo. Em 1769, o Marquês de Pombal, ministro durante o reinado de D. José, decidiu que toda a cidade seria transferida para a Amazónia, no Brasil, outra região sob controle português que necessitava de garantias de soberania. Assim, a fortificação foi abandonada e destruída, tendo os seus habitantes partido para o Brasil, onde fundaram a vila de Nova Mazagão (actualmente apenas Mazagão, no Amapá)."- Wikipédia
A primeira imagem que nos surge aquando da chegada a El-Jadida é a das praias, muito frequentada pelos locais.
Quando o autocarro parou dirigimo-nos para a cidadela (fortaleza defensiva de uma cidade). O primeiro lugar a visitar foi a cisterna.
"A fortificação é um exemplar valioso da arquitectura militar renascentista, e no seu interior abriga-se, para além da cisterna, a Igreja da Assunção, de estilo manuelino. Em 2004 a cidadela de Mazagão foi considerada património mundial pela UNESCO, em virtude do seu carácter exemplar como testemunho do cruzamento das culturas europeia e marroquina, na arquitectura, tecnologia e planeamento urbano."
"O efeito do reflexo na água do chão da cisterna portuguesa de El Jadida (antiga Mazagão), com a forma invertida das colunas a projectar-se em profundidade, lembra as ilusões ópticas criadas por M.C. Escher. São dezenas de colunas distribuídas em torno a uma abertura circular central, por onde entra a luz. O poderoso efeito visual deste local não escapou ao cineasta Orson Welles, que usou a cisterna para filmar parte do seu Othello."A sensação quando nos deparamos com este efeito de luzes e sombras é incrível. Tirei imensas fotografias mas muitas não ficaram nítidas pois as condições não eram as ideais. Um tripé teria ajudado imenso mas tinha ficado a bordo. O chão, por onde caminhámos para ver os reflexos de vários ângulos estava molhado com mais ou menos água. Adorei esta visita!
Continuámos a visita pela cidadela, vendo a igreja da Assunção (em muito mau estado de conservação), subindo às muralhas onde se encontram os canhões portugueses e avistando o porto de El-Jadida com os seus barcos de pescadores muito coloridos. O guia local, muito castiço, foi baptizado de "Click-click" pois sempre que chegávamos a um local que devíamos fotografar ele imediatamente dizia: click, click!
O "click-click" e ao fundo o minarete da mesquita |
Final de dia a bordo do Princess Danae, ainda em Casablanca. A saída seria 30m mais tarde,às 20:00. |
MS Corithian II - Acomoda até 114 passageiros em 57 suites externas. Originalmente construído em 1992, foi reformado em 2004 e principio de 2005. No cais de Casablanca. |
Para esta noite, o traje sugerido foi Verde e/ou Vermelho para estarmos de acordo com o tema: Arraial à Portuguesa!
Assim que deixámos Casablanca, o vento e as correntes começaram a fazer das "suas" e começou-se a sentir os balanços, que a mim pessoalmente não me afectam mas o mesmo não aconteceu a muitas outras pessoas. A tripulação começou logo a espalhar uns saquitos plásticos pelas escadas e elevadores...
Após o jantar fui até ao salão de Festas para assistir ao espectáculo "Paris Prestige", com os bailarinos do Edilson Show Paris. Gostei! Pena o palco não ser maior!
O Arraial à Portuguesa deveria ter lugar a partir das 00h30m na área da piscina mas devido ao vento e aos balanços foi alterado para o Restaurante Mimosa. Ainda fui provar os petiscos e comer um Caldo Verde. E são horas de recolher!
Próxima escala: Gibraltar!
Continua...
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