quinta-feira, 8 de março de 2007

Cruzeiro "Brisas do Mediterrâneo" - Civitavecchia


08/03 -4º DIA - Civitavecchia/Roma (Itália) - 08:00 - 20:30


Chegámos a Civitavecchia! Para variar, mais um dia com céu cinzento!

Das 4 excursões disponíveis para fazer, escolhemos a de "Roma al completo" que incluía uma panorâmica por Roma, algum tempo livre perto da Fontana di Trevi e depois do almoço a visita aos Museus do Vaticano, Capela Sistina e Basílica de S. Pedro. Esta excursão tinha uma duração estimada de 10 horas e custou (em 2007) 77,00 euros - sem almoço incluído.

A saída do "Oceanic" deu-se assim que o navio atracou e depois seguiu-se uma viagem de aproximadamente 1 hora até ao centro de Roma.
"O primeiro povoamento da região é anterior à primeira civilização etrusca no Norte do Lácio. Roma governou um vasto império. Quando começou a dividir-se, a região tornou-se o centro do mundo cristão. Artistas e arquitectos trabalharam para os papas e as suas famílias, nomeadamente durante os períodos renascentista e barroco em que foram construídos alguns marcos arquitecturais. O legado desta contínua história é testemunhado em toda a cidade e área circundante." - Guia American Express
Iniciemos então a visita panorâmica! As fotos foram tiradas de dentro do autocarro pelo que a qualidade não é a melhor.

Palatino - outrora residência de imperadores e aristrocatas, é o mais agradavel dos locais antigos de Roma. Aqui existe a casa simples onde Augusto terá vivido, o Domus Flavia e o Domus Augustana, as alas pública e privada de um luxuoso palácio construído por Domiciano.
Palácio de Septímio Severo - esta extensão da Domus Augustana caracteriza-se por colunas colossais


Zona do Capitólio - O capitólio, cidadela da Roma Antiga, foi desenhado por Miguel Ângelo no século XVI.

A Cordonata é dominada pelas estátuas de Castor e Pólux. Do lado esquerdo o Palazzo Nuovo e atrás o Palazzo Senatorio.

Monumento a Vittorio Emanuele -  foi iniciado em 1885 e inaugurado em 1911 em homenagem a Vittorio Emanuele II, o primeiro rei da Itália unificada.





















Coliseu - o maior anfiteatro de Roma foi encomendado pelo imperador Vespasiano em 72 d.C. e foi palco de combates mortais entre gladiadores e animais selvagens a que assistiam os imperadores e os cidadãos abastados. O Coliseu tinha capacidade máxima para 55 000 pessoas, sentadas segundo a sua classe social.


Arcadas dóricas, jónicas e coríntias 

Coliseu, Fórum Romano e Santa Francesca Romana

Por volta do meio-dia fomos levados até à Fontana di Trevi e foi-nos dado tempo livre para a visita e o almoço. À hora combinada regressaríamos ao autocarro.

Fontana di Trevi - O projecto de Nicola Salvi para a maior e mais famosa fonte de Roma foi terminado em 1762. As figuras centrais da fonte são Neptuno ladeado por dois tritões: um a tentar dominar um cavalo marinho selvagem e o outro a conduzir um animal mais calmo, simbolizando os diferentes estados do mar. Um relevo. no primeiro andar, mostra uma rapariga, Trivia, a quem a fonte deve o seu nome.








Seguimos depois até ao Vaticano para a visita aos seus museus. Não sou propriamente uma apreciadora de museus mas este adorei!
"A cidade do Vaticano, capital mundial do Catolicismo, é o mais pequeno estado do mundo. Ocupa 43 ha muralhados e vigiados pela guarda do Vaticano. O local onde S. Pedro foi martirizado (cerca de 64 d.C.) e sepultado tornou-se a residência dos papas que lhe sucederam. Os palácios papais, a seguir à basílica de S. Pedro, abrigam a Capela Sistina, as eclécticas colecções dos museus do Vaticano e também a residência do papa. O Vaticano, um estado soberano desde Fevereiro de 1929, é governado pelo papa, o único monarca absoluto da Europa." - Guia American Express

Museus do Vaticano - Os edifícios que guardam uma das colecções de arte mais preciosas do mundo foram palácios erigidos para os papas do Renascimento. Este conjunto de museus inclui também a Capela Sistina e as Salas de Rafael.


Cortile della Pigna - deve o seu nome à pinha de bronze de uma antiga fonte


Cortille della Pigna - esta enorme pinha em bronze, parte de uma antiga fonte romana, estava anteriormente no pátio da antiga Basílica de São Pedro.




















Entremos então para conhecer algumas das salas dos principais museus.
Vista de uma das janelas do Museu
Vista de uma das janelas do Museu

"Apolo Belvedere" - estátua romana de aprox.
 130 d.C, cópia um original em bronze de
Léocares que adornava
o mercado de Atenas no séc. IV a.C.
"Apoxiomeno" - cópia romana de um original em
bronze  de Lisipo realizada em 320 a.C.
         
"Laoconte" - trata-se de uma criação de artistas da época helenística, talvez do século II a.C.


Ao fundo "Hermes" (modesta cópia romana do séc. II, de um Hermes esculpido no séc. IV a.C.)




"Polyhymnia" - Musa grega dos hinos, eloquência
e mímica


Tecto de uma das salas do Museu
Mosaico romano das Termas de Otricoli, Úmbria - Sala Redonda
Vista de uma das janelas do Museu



Pormenor do chão de mármore
A Galeria dos Mapas foi mandada fazer pelo Papa Gregório XIII e resulta do trabalho de vários artistas, como Jerome Muziano, Cesare Nebbia, Giovanni Varese e Antonio Danti, que terão seguido as indicações do geógrafo Ignazio Danti. O corredor tem cerca de 120 metros e nele encontram-se 40 mapas com frescos, que representam regiões italianas e propriedades papais daquela época. Mas o que realmente chama a atenção nesta sala é o magnífico tecto abobado, de estilo renascentista.




Apartamento do Papa Pio V
E terminámos com a visita à magnifica Capela Sistina, onde não é permitido fotografar !
Miguel Ângelo decorou o tecto a fresco para o Papa Júlio II, entre 1508-12 e trabalhando sobre andaimes especialmente desenhados. Os painéis principais descrevem a Criação do Mundo e a Queda do Homem e estão rodeados de temas do Velho e Novo Testamentos, com excepção das clássicas Sibilas que se diz terem previsto o nascimento de Cristo. A capela é usada pelos cardeais aquando da eleição de um novo Papa.





















Parte da Piazza San Pietro, erigida por Bermini entre 1656 e 1667

Seguiu-se a visita à bela Basílica de São Pedro. Esta basílica tem 187 metros de comprimento, e o amplo interior revestido a mármore abriga 11 capelas e 45 altares, além de muitas obras de arte.
Quase todos os arquitectos do Renascimento e do Barroco participaram na construção da Basílica, a mais famosa igreja da Cristandade. Abriga uma quantidade enorme de preciosas obras de arte.
Portas Filarete - portas de bronze da antiga basílica que foram decoradas com relevos bíblicos de Filarete (arquitecto e escultor florentino) entre 1439 e 1445.
Pietá - criada em 1949 por Miguel Ângelo


Ao fundo, o altar papal e o Baldaquino barroco de Bernini, encomendado por Urbano VIII em 1624, sobre a cripta onde São Pedro terá sido enterrado



Cúpula de São Pedro - cúpula de Miguel Ângelo com 136,5 m. Foi terminada já depois da sua morte. Uma escadaria com 537 degraus permite subir ao topo.

Ao fundo a Cátedra de São Pedro, na abside da Basílica, também de Bernini (1656-1666)
Erguida entre 1656 e 1667, a Praça mede 240 m de comprimento, os pórticos contém 284 colunas dóricas e 88 pilastras
Fachada de Carlo Maderno (1607 - 1614) e a janela da biblioteca de onde o papa abençoa a multidão reunida na Praça
Os pórticos terminam numa balaustrada em cujos pedestais estão 140 estátuas de apóstolos, papas e bispos
Oito grandes colunas e quatro pilastras com capitéis coríntios sustêm o friso, sobre o qual se dispõe um frontão triangular. No corpo superior janelas de diversas formas. A coroar, uma balaustrada intercalada por 13 pedestais, com as estátuas do Redentor, João Baptista e dos 12 apóstolos, excluindo São Pedro. Do lado esquerdo o arco que dá acesso à cidade do Vaticano.

Obelisco egípcio no centro da praça



De cada lado do obelisco foram colocadas pequenas fontes, uma de Carlo Maderno e outra de Carlo Fontana
E assim se passou o dia, cansativo mas proveitoso. Uma cidade onde muito ficou para ver.
Por volta das 17:30 regressávamos a Cicitavecchia, onde chegámos já perto das 19 h.







Para alguns nunca está frio....!
Porto de Civitavecchia - 19:30




A saída foi, como previsto, por volta das 20 h.
Nesta noite tivemos a Festa Tropical!

E após algum divertimento eram horas de ir para a caminha que no dia seguinte era dia de Nápoles!


Fontes: Guia American Express / A Arte Universal através dos Grandes Museus do Mundo- Museus do Vaticano

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