quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cruzeiro "JOIAS DO ATLÂNTICO" - Agadir


Como a chegada a Agadir só estava prevista para as 14:00, resolvi dormir até mais tarde e depois aproveitar um pouco do navio. Como o tempo estava bom a maioria dos passageiros concentrou-se na zona da piscina. Por volta das 11:30 assistimos ao esculpir de um bloco de gelo.


                          

Aceitavam-se sugestões sobre o que estaria sendo esculpido e os palpites avançados foram muitos, com mais ou menos imaginação! De início pensei que era um cavalo-marinho mas também só errei em metade do nome... A escultura representava a cabeça de um cavalo. Uma verdadeira obra de arte efectuada por um dos membros da tripulação, de origem asiática (coreano?). Eles aprendem a fazer esculturas em diversos materiais como frutas, legumes, chocolate, manteiga e gelo. Fantástico! Esses trabalhos poderiam ser admirados à noite, no Buffet Magnifico.

                   
Com a chegada prevista para as 14:00 e a saída da excursão que tinha reservado (Visita da Cidade e Fantasia) marcada para as 14:30, resolvi almoçar mais tarde e assistir à chegada ao porto de Agadir. Mas, mais uma vez a chegada se atrasou e resolvi almoçar antes, no Deck 11, na esplanada. Mas o calor era muito e mesas à sombra...nada! Lá comi, mesmo ao sol aguardando que a chegada não se atrasa-se demasiado!
Uma das imagens que mais me agrada num cruzeiro: o rasto deixado na água!

14:22 - Lentamente vamos aproximando-nos da costa...   
14:49 - Finalmente o barco piloto aproxima-se para deixar o piloto do porto a bordo!
14:54 - Entrando no porto de Agadir - o 2º maior porto de Marrocos
 


À direita o porto de pesca, o mais importante do país! Dedicam-se principalmente à pesca da sardinha.




No topo da elevação avista-se a antiga Medina. Quando atracámos eram 15:00!

AGADIR, é uma cidade de Marrocos, localizada na costa do Oceano Atlântico, e tem cerca de 600 mil habitantes. A cidade desenvolveu-se a partir do estabelecimento, em 1505, pelos portugueses, da Fortaleza de Santa Cruz do Cabo de Gué, abandonada por estes em 1541, sendo reocupada pelos marroquinos. A 29 de Fevereiro de 1960 foi destruída por um sismo que provocou cerca de 15 000 mortos. Reconstruída com traços modernos, registou um forte surto demográfico, e é hoje um dos mais importantes centros turísticos do país.


15:52 - Dentro do autocarro para iniciar a excursão. Todos iam saindo para, em excursão ou por sua conta, conhecerem a cidade e/ou arredores! O porto de pesca é enorme e a esta hora a maioria dos barcos estava em terra. São arrumados lado a lado e pareceu-me que por tipo de barco. Pena não ter tido oportunidade de fotografar do lado de fora do autocarro. Conseguiria umas belas fotos. Fica para uma próxima oportunidade!

 
 
 
Fomos subindo em direcção à antiga Medina, de onde se tem uma vista privilegiada sobre a cidade. A Medina , composta por três partes, localizou-se aqui até 1960, quando foi destruída pelo terramoto, no dia 29 de Fevereiro, às 23:45.

De uma população de 40 000 habitantes, cerca de 15 000 morreram. Após a destruição, a construção foi proibida nas três zonas, por serem consideradas cemitérios naturais!
Chegámos ao topo, onde se encontram algumas ruínas da antiga Medina e onde se concentram os vendedores de lembranças e os camelos, que se podem alugar para dar uma (pequena) volta pelo recinto. A vista daqui é privilegiada: a cidade, os portos, a marina e a Avenida Mohamed V que separa a zona residencial da zona turística, à beira-mar.
Após a reconstrução, feita a pensar no turismo, Agadir tornou-se na 2ª cidade turística de Marrocos, a seguir a Marraquexe e a 1ª a nível balnear. O 1º Hotel a ser aqui inaugurado, em 1962, foi o Clube Med.













Com o atraso provocado pela chegada tardia do barco, a excursão teve que ser feita a um ritmo mais rápido mas tornou-se difícil aos guias arrancar o pessoal das compras. E para além disso o negócio seria para ser feito mais tarde, em local escolhido por eles! Eu gosto mais de comprar onde não me obrigam...

Como já todos devem ter percebido, eu adoro fotografar! Nestes locais agrada-me fotografar as pessoas mas em Marrocos não é tarefa fácil. Eles não gostam! Ou se paga para eles posarem o que não é a mesma coisa ou tem que se fotografar à socapa. Algumas fotos, como se reconhecem os rostos, não as vou colocar aqui! Esta que se segue foi uma das que consegui! Pena não ter tido tempo para aperfeiçoar mas tive que disparar bem rápido sem tempo para técnica! Achei que ficava melhor a preto e branco! Espero que gostem!



16:50 - A paragem seguinte, após atravessar parte da cidade, foi na Mesquita.

                    

SHOW FANTASIA
17:15 - Seguem-se fotos que ilustram um pouco o que é este espectáculo - aqui pode-se fotografar à vontade. O show é agradável mas nada de fantástico. Fiquei um pouco mal colocada pois via de lado e de vez em quando tinha uns camelos pela frente. As crianças, essas devem ter adorado os passeios de camelo (pago)!

À chegada:



                    



                   



                           
















                     



Entre as 18:10/18:15 estávamos abandonando o recinto.
Após o término do "Show Fantasia" voltámos ao autocarro e a próxima visita seria ao Souk, onde chegámos pouco depois. O recorrido foi feito, como em Marraquexe, de forma rápida e sem hipótese de paragens. Fiquei encantada com a maneira como eles dispõe as azeitonas e outros legumes e frutos que estão à venda. 






A visita terminou rapidamente e de seguida algumas pessoas foram deixadas numa farmácia artesanal e as outras, onde eu me incluía, fomos directamente para o "Souk Berbere artisanal" onde, dizem os guias, se encontram os melhores produtos e preços. Apenas comprei um postal! Aqui sim, deram-nos tempo suficiente, porque seria?! O autocarro recolheu, entretanto, quem tinha ficado na farmácia.

19:50 - Supostamente a excursão teria terminado e só nos restaria o regresso
ao "Pacific Dream" mas o nosso guia e o motorista resolveram ser simpáticos e "oferecer-nos" uma pequena paragem na avenida principal, junto à praia. Tivemos tempos para algumas fotos e ainda consegui comprar uns postais. Mas parece que todos os guias e motoristas das excursões tiveram a mesma ideia e a policia não gostou de ver os autocarros parados em zona proibida e exigiu que abandonassem o local. O problema foi conseguir que todos voltassem ao autocarro rapidamente. Gerou-se alguma confusão e o nosso motorista não estava nada satisfeito e embora não entendesse o que dizia, imagino que não pudesse ser traduzido...





Regressámos ao navio onde chegámos bastante atrasados, cerca das 20:15. Era suposto estarmos todos a bordo às 19:00 e a saída ser às 20:00! Devido ao atraso o horário do 1º turno de jantar foi alterado e os do 2º turno podiam jantar no 1º turno se quisessem. O horário do 2º turno, assim como o dos espectáculos também foram alterados. Tentei aprontar-me o mais rápido possível mas mesmo assim não cheguei a horas de assistir ao início do fantástico show "Chicago"!
"Chicago é um musical composto por John Kander, com letras de Fred Ebb e libretto de Ebb e Bob Fosse. A história é uma sátira à corrupção na administração da justiça criminal e ao conceito de "celebridade criminal." O musical é baseado numa peça de teatro com o mesmo nome, escrita pela repórter Maurine Dallas Watkins sobre criminosas reais e crimes que ela noticiou. A produção original da Broadway estreou a 3 de Junho de 1975, no 46th Street Theatre e totalizou 936 apresentações até 1977. Bob Fosse coreografou a produção original, e o seu estilo é fortemente identificado com o show. A nova montagem de Chicago, na Broadway, em 1996, bateu o recorde de mais longo relançamento de um musical em cartaz na Broadway e é o sétimo show da Broadway há mais tempo em cartaz na história." - Wikipédia
Musical "Chicago" em versão resumida, com a participação do ballet Internacional de Adriana Locilento e da Orquesta Alegria Tropical











                    











Após o final de uma excelente apresentação fui jantar e mais tarde fui até à Discoteca assistir à escolha do par ideal! Muito divertido! 

Mas a noite ainda não tinha terminado! Faltava a "Buffet Magnifico"! O Chefe de Cozinha - Victor Cardoso - e o Maitre d'Hotel - Xavier Dupin - convidaram-nos a admirar e saborear as maravilhas de pura arte culinária!

      


                    

      



       
                     









                  


BOM APETITE!

Após a saída de Agadir em direcção a Lanzarote os balanços sentiram-se com mais frequência. Quando regressei à minha cabine uma desagradável surpresa esperava-me. A sanita estava entupida e saia água, suja, por baixo. Tive que me dirigir à recepção e pedir a reparação. Tive que esperar que tentassem resolver o problema e que depois me limpassem a casa de banho. Já me deitei bem tarde!

Até já...em Lanzarote!


Sem comentários:

Enviar um comentário