domingo, 7 de junho de 2009

Cruzeiro "JÓIAS DO ATLÂNTICO" - Embarque em Lisboa



Mais um relato resgatado ao Infocruzeiros mas com algumas alterações/correções/adaptações!
Depois de ter feito o cruzeiro "Brilhos ao Sul" a bordo do Princess Danae, voltei a aventurar-me sozinha em mais um cruzeiro e logo no mês seguinte!

O navio Pacific Dream foi construído em 1990 para a Celebrity Cruises e foi baptizado com o mesmo nome que apresenta agora, M/V Horizon (2016). Em 2005 foi transferido para a Island Cruises como Island Star. Em Outubro de 2008, a RCC, sua proprietária, vendeu 50% da sua participação na Island Cruises à First Choice Holidays, o que levou a que o navio fosse transferido, em 2009, para a frota da RCL's Espanha, subsidiária da Pullmantur Cruises. Em Maio o navio passa a chamar-se Pacific Dream e substituirá o Atlantic Star a partir deste cruzeiro que eu fiz. Em Novembro de 2010 a Croisières de France anunciou a substituição do seu navio Bleu de France pelo Pacific Dream, passando a navegar com o seu nome original a partir de 2012.

Vamos então ao relato que publiquei na altura!

Olá a todos!
Regressei a 14/06 do Pacific Dream! Fui sozinha mas voltei acompanhada....de uma valente constipação!
Este foi o meu 5º cruzeiro e, tal como já foi mencionado no fórum por quem fez o mesmo cruzeiro, as expectativas são diferentes e podemos fazer comparações. Posso desde já dizer-vos que o saldo é positivo, adorei....não me importava de ter voltado a embarcar! Mas existiram alguns aspectos negativos que convém salientar e que podem voltar a acontecer ou não!

Navio: Bom mas não se pode tentar comparar com os da Royal Carribean ou outras companhias idênticas ou superiores pois são segmentos diferentes. O Pacific Dream é um barco idêntico ao Island Escape, onde fiz o meu 1º cruzeiro. Confortável, muito equipamento novo e/ou em bom estado. Bem cuidado, sempre com as áreas públicas muito limpas. Bem melhor do que o Oceanic! Em relação à estabilidade é-me difícil analisar. Foram 3 noites de alguns balanços ( a que eu já estou habituada pois tem-me acontecido sempre) tendo sido a noite de saída de Lanzarote a pior. Como estava no deck 9 não ouvia nem os motores nem o bater das ondas no casco mas sentia mais o balançar. Tenho sorte por não enjoar e não me incomodar. Até ajuda a dormir! Mas para quem sofre com os enjoos a situação pode não ter nada de divertido! Noutros cruzeiros que fiz apercebi-me de mais de pessoas a passarem mal, neste nem tanto.

Tripulação: Encontra-se de tudo, como em todo o lado. Por falta de experiência, formação e por serem "atirados aos tubarões" quando se iniciam a trabalhar num barco, encontrei alguns empregados aos quais terei que atribuir nota negativa. Onde a situação era mais visível era no Restaurante Panorama/Buffet, tanto ao pequeno-almoço como ao almoço. Alguns empregados passeavam-se por ali, de bandeja na mão, e tiravam um prato aqui, outro ali e os passageiros aguardando por uma mesa limpa sem pratos acumulados, por talheres, etc. Neste aspecto tenho que dizer que foi o pior cruzeiro entre os que fiz. No Restaurante a situação era bem melhor, pelo menos na zona onde eu me sentava. O Reinaldo e a Ângela formavam uma dupla perfeita e serviam com muito profissionalismo. Nunca se esperava para que nos tirassem o prato, enchessem copo, etc. Serviço excelente, 5*. O camareiro, peruano, que limpava a minha cabine também era competente. Estava tudo sempre muito limpo e era muito agradável treinar o meu espanhol com ele. Não tive muita experiência com os empregados nos bares mas pareceu-me que corria tudo bem.


Quando reservei, cerca de 1 semana e meia antes da partida a 07/06, escolhi uma cabine interior superior, categoria G, já na esperança que, com a troca de navio (devido aos problemas que o Atlantic Star estava a ter) me fosse atribuída uma exterior pois no Pacific Dream a mesma categoria (G) corresponde às cabines exteriores com vista obstruída. No Atlantic Star a cabine atribuída tinha sido a L-59, no deck 10. Quando fiz a entrega das malas soube que me tinha sido atribuída a cabine 9020 e como tinha a planta comigo verifiquei e realmente foi como eu esperava. Para alegria minha a cabine não tinha a vista obstruída por um dos botes salva-vidas mas apenas por um tipo de estrutura metálica. Eu gosto das cabines exteriores principalmente por poder saber que o dia já amanheceu e até agora ainda não fiquei em interiores. Junto 2 imagens da minha cabine, muito confortável, espaçosa, com bom espaço para arrumação e uma casa de banho de tamanho razoável se comparado com outras onde já estive.
Cabine 9020
A "minha" vista obstruída
Vista parcial do deck 12 - Cais Rocha Conde de Óbidos

Deck 12 - Zona das espreguiçadeiras
Em dias de sol/bom tempo, convém "madrugar" se quiserem conseguir uma destas ;). Se o barco não for com tanta lotação poderão ter mais sorte. Por mais que no Diário de bordo se avise que não se podem deixar toalhas a marcar as espreguiçadeiras, muita gente o faz enquanto toma o pequeno-almoço ou se dedica a outras actividades.
O "Atlantic Star" abandonando o cais, pouco tempo antes da saída do "Pacific Dream"
"Atlantic Star"
O "adeus" ao Atlantic Star...

Seguem-se algumas fotos do navio e da saída de Lisboa!




























Seguem-se agora algumas imagens do Show de boas-vindas!
Franco, director de Entretenimento, e o "Pullmantur" 
Ballet Internacional de Adriana Locilento


Uma pequena demonstração do excelente espectáculo que seria apresentado noutro dia - Show de Borbulhas (Bolas de sabão) com José Luís Lago. A não perder!
 E rapidamente chega a hora de recolher e dormir, o dia já ia longo!


Sem comentários:

Enviar um comentário