segunda-feira, 8 de junho de 2009

Cruzeiro "JÓIAS DO ATLÂNTICO" - Gibraltar



O dia amanheceu algo nublado mas quando o sol descobria era bem quente. O deck da piscina depressa se encheu com quem queria aproveitar os raios de sol, experimentar a piscina e os jacuzzis, tomar uma bebida ou simplesmente descansar. A chegada a Gibraltar estava prevista para as 13:00 mas já passavam uns 20 minutos da hora quando a lancha com o piloto se aproximou do Pacific Dream.




Fui fotografando a aproximação ao rochedo e esqueci-me que o sol queima. Conclusão: apanhei um escaldão nos ombros e no peito!






Ao aproximar-nos do cais, eis quem lá estava..., o "Costa Luminosa" que fazia a sua viagem inaugural (Saída de Génova a 05/06)!







Pista do aeroporto de Gibraltar - a única no mundo atravessada por uma estrada !

Mais algumas fotos do Costa Luminosa em Gibraltar!


Tanta varanda! 




A esta hora estavam já todos a preparar-se para sair, em excursões ou por conta própria. Como tinha estado em Gibraltar há pouco mais de um mês (ver tópico "Brilhos ao Sul"), fiquei nos decks exteriores fotografando e só depois sai para ver o "Pacific Dream" e o "Costa Luminosa" do lado de fora. Tinha decidido ficar pelo barco. Quando me dirigi à saída, encontrei um senhor de farda branca que gentilmente me cedeu passagem no elevador. Pensava eu que a maioria já tinha abandonado o barco...puro engano! Ao sair do elevador encontro-me com uma fila enorme que aguardava a sua vez para sair. O senhor de farda, muito simpático, espanhol, já tinha metido conversa comigo no elevador e ficámos mais um pouco falando. Perguntei-lhe se também ia sair mas disse-me que não. Aguardei a minha vez e saí. 

A primeira coisa que fiz foi dirigir-me ao outro lado do cais, onde estava o "Costa Luminosa" e tentar saber se se poderia visitá-lo. Vi logo uma placa que me elucidou. Dizia que não eram permitidas visitas!
Entreti-me durante algum tempo a fotografá-lo!






As diferenças entre os dois navios são significativas:

Pacific Dream:
  • Tonelagem: 46,811
  • Ano: 1990
  • Renovação: 2005
  • Hóspedes (ocupação dupla): 1 506
  • Tripulação: 573
  • Comprimento: 207,00 metros
  • Largura: 29,00 metros

Costa Luminosa:
  • Tonelagem: 92,600
  • Ano: 2009
  • Hóspedes: 2 826
  • Tripulação: 921
  • Comprimento: 294,00 metros
  • Largura: 32,00 metros

De seguida a minha atenção passou para o "Pacific Dream" e a zona envolvente. Como não me apetecia ir para a zona comercial, passei algum tempo clickando por ali.














Depois de tiradas as fotos regressei ao barco. Lembram-se daquele senhor simpático, de farda branca, com quem tinha estado na conversa? Pois voltei a encontrá-lo e trocamos mais umas palavras. Fiquei com curiosidade em saber quem era e, muito subtilmente, deitei uma olhadela ao nome que estava na placa de identificação. Só li o último nome...Alonso, e fiquei na mesma! Mas eu achava que já tinha ouvido aquele nome mas como sou um pouco distraída com essas coisas...! Cheguei ao meu camarote e procurei o diário de bordo do dia anterior, onde estava a lista dos Oficiais e Chefes de Departamento. Não tive que procurar muito, ali estava, em letras bem grandes: Capitão: António Alonso (Espanha). É o que faz não perceber muito de fardas e patentes. 

Resolvi descansar um pouco e despertei a tempo de tirar mais umas fotos aquando da saída do porto de Gibraltar. Assim como aconteceu à chegada, também a saída foi depois da hora prevista: 18:00. O Costa Luminosa permaneceu atracado enquanto nos afastávamos.




Adoro fotografar quase tudo mas uma das minhas preferências vai para o nascer e pôr-do-sol. Infelizmente neste cruzeiro não tive muitas oportunidades de o fazer pois a essas horas estava, ou a dormir (ao nascer do sol) ou a ver o espectáculo ou a preparar-me para o jantar. Neste dia foi possível e tirei estas fotos por volta das 20:30, mesmo antes do início do show.


O show desta noite, "Show de Borbulhas" foi excelente! José Luís Lago deliciou-nos com a sua técnica e imaginação. Não imaginam o que se pode fazer com estas bolas de sabão (especiais)! Seguem-se algumas fotos, embora a qualidade não seja das melhores devido à fraca iluminação. 















Após o show e o jantar decidi enfrentar o vento que se fazia sentir no exterior e tentar tirar algumas fotos do deck da piscina. Não foi fácil, o vento era bastante e com os balanços que se faziam sentir, a água da piscina saltava para fora. 



  
E assim termina este segundo dia! 

Sem comentários:

Enviar um comentário