sábado, 14 de novembro de 2009

Cruzeiro "Mediterrâneo Este" - Istambul - 2º dia


Acordámos com vista para Istambul e o tempo continuava a estar bom!



Após o pequeno-almoço, descemos e apanhámos o shuttle para a entrada do Grande Bazar, como tínhamos feito no dia anterior. Voltámos a caminhar até ao bairro de Sultanahmet mas desta vez o intuito era subir ao Palácio de Topkapi, já na área de Seralho. 
A principal Avenida (Divanyolu)onde passa o eléctrico e leva ao centro do bairro de Sultanahmet

Palácio de Topkapi - “O montanhoso e florestado promontório que marca o ponto de encontro entre o Corno de Ouro, o Bósforo e o mar de Mármara ocupa uma estratégica posição natural. Em tempos bizantinos, os mosteiros e edificios públicos erguiam-se neste lugar. Actualmente é dominado pelo grandioso complexo de edificios que constituem o Palácio de Topkapi, a residência dos sultões otomanos e das mulheres do harém por 400 anos. O palácio está agora aberto ao público como museu, com luxuosos alojamentos e brilhantes colecções de jóias e outros tesouros. Originalmente o palácio preenchia quase toda a área com jardins e pavilhões. Parte dos campos foram transformados em parque público.” -  Guia American Express
O bilhete para entrar neste grandioso palácio custou 20 liras turcas (10 euros). Uma visita pormenorizada a este palácio exigiria o dobro do tempo de que dispúnhamos mas mesmo assim vimos o suficiente para ter uma ideia da maioria das salas e da grandeza das jóias e tesouros aqui guardados. De algumas zonas tem-se uma bonita vista para parte da cidade e para o rio.
A caminho da entrada do Palácio


Sala do Conselho, onde os vizires do conselho imperial se reuniam, por vezes observados dissimuladamente pelo sultão.




Restaurante Konyal
A vista para o Bósforo
Biblioteca de Ahmet III





Pavilhão de Bagdade - em 1639 Murat IV construiu este pavilhão para celebrar a conquista de Bagdade. Tem um requintado trabalho de azulejaria em branco e azul.

A espectacular vista:




Hagia Irene - igreja bizantina que data do século VI. Excepcionalmente nunca foi transformada em mesquita. Situa-se perto do Palácio Topkapi.
Regressámos à rua Divanyolu Caddesi, a principal no bairro de Sultanahmet, fizemos mais algumas compras, fomos até às ruas em volta do Grande Bazar mas acabámos por não entrar.

A hora do último shuttle aproximava-se e era tempo de regressar ao “Celebrity Solstice”. Almoçámos e assistimos, às 14h00, à saída. O tempo mudou, a temperatura desceu e aumentou a nebulosidade.






Depois aproveitámos para descansar um pouco até à hora do jantar.

De seguida assistimos ao espectáculo “Pulse” com os bailarinos e cantores do Solstice.




Pequenos apontamentos: Muitos americanos, muitos japoneses (ou de Honk Kong, Macau, etc) e muito dinheiro a circular pelo navio. Muitas senhoras de pele bem retocada, esticada e cheias de jóias. E o que esta gente come! Vocês nem imaginam! Uma pessoa fica indisposta só de olhar para aqueles pratos, logo pela manhã, cheios de carne frita, cebola, ovos estrelados ou cozidos, acompanhados de leite com cereais...etc, etc, etc! E à meia-noite, quando nós vamos buscar um chá ou café, lá estão eles comendo massa, pizza, etc! E eu é que tenho o colesterol alto!

E lá me constipei! Não há um cruzeiro em que isso não aconteça! O tempo esteve bem melhor do que o que eu imaginava mas as diferenças de temperatura que fomos apanhando não ajudaram! Em Roma foi chuva e uma molha, em Santorini muito vento, em Mykonos calor mas depois arrefeceu, em Istambul também estava uma boa temperatura mas foi um veste/despe casaco todo o tempo. No navio as temperaturas eram agradáveis mas com zonas onde o ar condicionado era um pouco mais forte. Enfim, tudo isto é muito propício a constipações. Mas não é Gripe…é só constipação!


Até breve….em Kusadasi (lê-se Kuchádassi)! 



Sem comentários:

Enviar um comentário