domingo, 8 de novembro de 2009

Cruzeiro "Mediterrâneo Este" - Faro/Lisboa/Roma

E o ano de 2009 não poderia terminar sem mais um cruzeiro, o 3º deste ano!
Como em Novembro a disponibilidade é sempre maior, optámos por um cruzeiro de 11 noites a bordo do magnífico navio Celebrity Solstice.

O itinerário destas férias foi o seguinte:

ITINERÁRIO:

Dia 1 - 08/11 - 06:05 - Faro - Lisboa  / 09:25 - Lisboa - Roma - voos TAP.
Dormida em Roma

Dia 2 - 09/11 - Roma - Civitavecchia - Embarque no Celebrity Solstice - Saída às 18:00

Dia 3 - 10/11 - Navegação

Dia 4 - 11/11 - Santorini - Ilhas Gregas - 14:00 - 22:00

Dia 5 - 12/11 - Mykonos - Ilhas Gregas - 07:00 - 17:00

Dia 6 - 13/11 - Istambul - Turquia - Chegada às 13:00

Dia 7 - 14/11 - Istambul - saida às 14:00

Dia 8 - 15/11 - Ephesus (Kusadasi) - Turquia - 09:00 - 23:59

Dia 9 - 16/11 - Navegação

Dia 10 - 17/11 - Atenas (Piraeus) - Grecia - 08:00 - 18:00

Dia 11 - 18/11 - Navegação

Dia 12 - 19/11 - Napoles/Capri - Italia - 07:00 - 18:00

Dia 13 - 20/11 - Chegada a Civitavecchia às 04:00 - Desembarque. Dormida em Roma

Dia 14 - 21/11 - Roma

Dia 15 - 22/11 - 18:45 - Roma - Lisboa / 20:45 - Lisboa - Faro - Voos TAP

Dia 1 - 08/11:
Apesar de não ter dormido até estava bem disposta para o longo dia que se avizinhava. Às 5h da manhã lá estávamos nós no aeroporto de Faro para apanhar o voo da TAP para Lisboa. Fazer malas não é fácil, pelo menos para mim, principalmente quando se vai de férias quinze dias, com tempo incerto, onze noites de cruzeiro, duas galas, etc, etc. As duas malas estavam bem cheias mas pela minha balança uma pesava 23 e a outra 25 kg. Com sorte passaria sem pagar excesso! A balança do aeroporto não concordou comigo e acusou 26 e 27 kg pelo que tive de pagar 135,00€ de excesso de peso!!! Espero ter aprendido a lição!

O voo partiu de Faro às 06:05 e cerca de trinta minutos depois já estávamos em Lisboa.

Depois de um pequeno-almoço reconfortante e até a um preço razoável para um aeroporto (4,99€) e algum tempo de espera, chegava a hora de embarcar para Roma. A bordo de um "Gago Coutinho" já com alguns aninhos, fizemo-nos à pista por volta das 09:30, com cerca de cinco minutos de atraso.

Estava tão cansada que os meus olhos quase que não se conseguiam manter abertos e acabei por dormir uma horita. Acordei com a sensação de ter dormido bastante mais, o que foi óptimo!

A rota tomada pelo avião foi atravessando toda a Península Ibérica, de Lisboa a Barcelona, entrando no Mediterrâneo, sobrevoando as Ilhas Baleares e a Sardenha antes de, por volta das 12:40, começar a descer para o aeroporto de Fiumicino, não sem antes fazer um circulo, penso que aguardando por vez para a aterragem. Do ar deu para ver Civitavecchia e o azul do mar entre mais ou menos nuvens.

O comandante informou que a temperatura em Roma era de 15ºC, vento moderado e céu nublado. Que assim se mantenha...sem chover, pensei eu nessa altura! Com a aproximação ao aeroporto a nebulosidade foi aumentando.

Aterrámos em Fiumicino às 13:10 - hora local, mais uma que em Portugal Continental.

Dirigimo-nos ao tapete nº 10 para a recolha da bagagem que passado algum tempo lá apareceu .....Ufffff...lá me safei de ficar sem malas!
Parte da foto em tamanho bem grande que decora uma das paredes da zona de recolha de bagagens
Seguimos depois as indicações de saída, dirigimo-nos ao elevador e subimos ao 2º piso. Daqui tem-se acesso à estação de comboios.

Na bilheteira comprámos os bilhetes para o "Leonard Express" que circula de 30 em trinta minutos entre o aeroporto e a Estação Termini, a principal de Roma. O bilhete custou 11,00€ (2009). Aproveitámos também para comprar os bilhetes para o dia seguinte, Segunda-feira, da Estação Termini para Civitavecchia. Há várias opções mas eu optei pelo comboio mais rápido, que chega a Civitavecchia em cerca de quarenta e cinco minutos. Um bilhete em 1ª classe custou 16,50€ (2009).

Apanhámos o "Leonard Express" das 14:05. Aqui convém arranjar lugar perto da zona onde se coloca a bagagem, para ficar de olho! Nesta altura do ano o comboio não ia cheio e não havia confusão mas imagino que no Verão seja um pouco complicado. E nunca esquecer de validar o bilhete nas máquinas que estão na zona de chegada da composição. Uma turista esqueceu-se e foi multada!

Cerca de trinta e cinco minutos depois estávamos a chegar à suja e mal-cheirosa estação de Termini! Dirigimo-nos à saída procurando um táxi, demos o nome do local da nossa estadia e em menos de dez minutos já lá estávamos. Enquanto eu tocava à campainha o meu marido pagou ao taxista e qual não foi o meu espanto quando ele me disse que lhe tinham pedido 24,60€, principalmente devido ao facto de termos muita bagagem! Fomos enganados e pelo que nos foi depois explicado, é prática corrente. O valor justo por esta corrida seria cerca de metade
:angry:! E assim o que deveria ter poupado por não ter utilizado o transfer (50,00€) foi-se.....!

Reservei pela internet este "B&B" - Bed & Breakfast ou Alojamento e Pequeno-almoço - de nome Via de Valeri, situado a cerca de dez minutos a pé do Coliseu. Paguei 80,00€ por uma noite. O edifício não é nada de especial visto de fora e os quartos estão localizados numa parte do R/C. Entrámos numa pequena recepção que também serve de sala e tem uma mesa onde são servidos os pequenos-almoços. Levaram-nos depois ao nosso quarto e, como podem ver pela foto, embora pequeno é muito confortável e bem decorado. Este "B&B" tinha pouco mais de um ano.

Deixámos a bagagem no quarto e apressámo-nos a procurar um local onde almoçar, quase às quatro da tarde. Seguindo as indicações dadas pelo recepcionista, procurámos uma pizzeria num bairro perto do Coliseu, de nome "Luzzy". Encontrámos e deliciámo-nos com uma pizza, uma lasanha e quatro cervejolas, pelo que pagámos 20,00€. Quando saímos já era noite!

Dirigimo-nos ao Coliseu ora a chover ora não! Fui tirando algumas fotos e decidimos descer a rua junto ao Forum, passando pelo Arco de Constantino.

Pouco depois chovia torrencialmente e nós de sombrinha mas sem termos onde nos abrigar até a chuva acalmar. Conclusão: calças e sapatilhas ensopadas. Decidimos regressar ao Hotel para secar a roupa e descansar pois o dia tinha sido cansativo. Optámos por não voltar a sair, devido principalmente ao facto de nas redondezas não existir onde comer e teríamos que arriscar uma nova molha!

Decidimos pedir que nos entregassem "ao domicilio" uma pizza, , uma bebida, uma garrafa de água grande, uns croquetes e o jantar saiu baratinho: 9,20 euros!

A chuva continuou durante a noite. Por sorte o quarto tinha um radiador de aquecimento central onde fomos tentando secar a roupa e o calçado.