segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cruzeiro "Mediterrâneo Este" - Roma - Civitavecchia

Com uma cama e umas almofadas super, super confortáveis e ouvindo chover durante toda a noite, a vontade de levantar cedo desvaneceu-se. Levantámo-nos às oito horas e uma hora mais tarde estávamos sentados à mesa para um simples mas muito saboroso pequeno-almoço. Um casal polaco juntou-se a nós e mais tarde um jovem casal, argentinos, também se sentavam ao nosso lado. Nils, o responsável pelo local, serviu-nos o café e fomos conversando entre todos, alternando entre o espanhol e o inglês. A vontade de sair da mesa era pouca mas perto das dez horas, depois de deixarmos as malas ao cuidado do Nils, lá fomos dar uma volta. O tempo disponível já era muito pouco, só cerca de uma hora, pelo que, em passo apressado, fomos até à Piazza San Giovanni in Laterano para visitar a Igreja San Giovanni Laterano. 
Esta é uma bonita igreja! O tempo para visitá-la não foi muito e estava a decorrer uma missa pelo que não tivemos acesso a uma parte central da igreja.
San Giovanni in Laterano - No inicio do Século IV, a família Laterani ficou arruinada e Constantino tomou as suas terras para construir a primeira basílica de Roma (S. João de Latrão). A igreja actual mantém o formato da original, embora tenha sido destruída pelo fogo duas vezes e reconstruída outras tantas. Antes das transferência do papado para Avinhão, em 1309, o Palácio de Latrão era a residência oficial do Papa.

A entrada principal tem portas de bronze que vieram da Cúria (onde se reunia antigamente o Senado de Roma).

Ao fundo vê-se o Altar Papal - só o Papa pode celebrar missa neste altar. O baldaquino gótico, decorado com frescos, data do séc. XIV.


Fachada Norte - foi acrescentada por Domenico Fontana em 1586. O Papa costuma dar a bênção a partir da galeria superior.


Fachada do edifício onde se situava o nosso B&B "Via dei Valeri" (nome também da rua). 
O tempo voa e estava na hora de voltar à Via dei Valeri para pedir um táxi para a Estação Termini. O taxista bem tentou levar-nos até Civitavecchia, pelo que cobraria cerca de cento e dez euros, mas claro que não conseguiu. O Nils avisou-o para não abusar nos preços pois já nos tinham enganado no trajecto do dia anterior. Desta vez pagámos 13 euros e o trajecto, por ser 2ª feira, levou mais tempo. Não sei se de propósito mas o motorista deixou-nos na ponta oposta da Estação….! As informações para encontrar a plataforma correcta são escassas, felizmente que tínhamos tempo! Lá conseguimos encontrar o comboio “Eurostar City” para Turim que faz a sua primeira paragem em Civitavecchia, numa viagem de 45 minutos.

Saímos da estação e caminhámos para o lado esquerdo ao longo da linha, descemos umas escadas, virámos à esquerda, através de um pequeno túnel e subimos mais uns degraus até à rua. Parece fácil? E até era se não tivéssemos que descer e subir escadas com 2 malas, um trolley e uma mochila….! Chegando à rua virámos também à esquerda e seguimos sempre em frente ! A determinada altura convém atravessar a estrada e continuar a caminhada do lado do mar. Em cerca de dez/doze minutos chegámos à entrada do porto, facilmente reconhecível por ser um tipo de fortaleza.



Daqui há autocarros (Shuttle Bus) que levam os passageiros aos diferentes navios que aqui atracam.

Chegámos junto ao Celebrity Solstice, entregámos a bagagem, depois a documentação (eu tinha já feito o check-in on-line), preenchemos um questionário referente à nossa saúde (será que quem tem tido algum dos sintomas mencionados o vai confirmar???) e rapidamente estávamos a caminho da entrada do Solstice. O facto de a minha reserva ser em Classe Conciérge também tornou o processo mais rápido pois existiam balcões só para passageiros nesta classe.
Entrámos, dirigimo-nos ao 9º piso e depois ao nosso camarote que era de tamanho razoável, bem decorado e confortável.


Mas que bem.....luxos para a Classe Conciérge....o que eu mais gostei foi da fruta pois não sou grande apreciadora de espumante/champanhe.

A varanda é um luxo que me permitia pela primeira vez!

Vista da varanda para parte do porto de Civitavecchia, onde estavam visíveis mais dois navios de cruzeiro, sendo um deles o "Costa Romantica"

De seguida fomos almoçar ao Oceanview Café, no deck 14.
Esta era a vista para o porto (fotos tiradas através do vidro, daí o tom algo azulado).


Muita escolha e bom aspecto.

Resolvi depois fazer uma visita guiada ao meu marido (pois eu já tinha estado numa visita ao Celebrity Equinox, navio da mesma classe portanto são praticamente gémeos/as). Encontram-se algumas diferenças mas o principal está aqui: beleza e simplicidade na decoração mas com muito charme. O meu marido adorou.






Visitámos os decks 5, 4 e 3, onde se encontram os principais restaurantes e bares. Reservámos mesa para os três restaurantes temáticos e lindos… mas caros:
Murano – Comida Contemporânea Francesa 
Silk Harvest – Cozinha Asiática 
Tuscan Grille – Comida Italiana e Steakhouse

O magnífico Restaurante "Blu" - Deck 5 - exclusivo dos hóspedes AquaClass

Vai um gelado? - Gelateria - Deck 5
Galleria Tastings - Deck 5
Sushi on 5 - Deck 5
Restaurante Grand Épernay - Decks 3 & 4
Teatro Solstice - Decks 4 & 5
"Crush" - Martini Bar - Deck 4
Fortunes Casino - Deck 4
Montra de uma das lojas - Deck 4/5
Quasar Night Club - Deck 4 
Depois fui desfazer as malas e arrumar tudo…..detesto essa parte!
O tempo foi-se agravando, como se pode ver por esta foto tirada antes das cinco da tarde!

E de seguida batem-nos à porta e entregaam-nos um pratinho de acepipes. Teríamos direito a um todos os dias, por volta da mesma hora. 

O exercício de salvamento efectuou-se às 17:00 mas, pela primeira vez, não foi necessário colocar os coletes salva-vidas. Depois de estarmos nas estações correspondentes, foi projectada, numa tela, toda a informação sobre o assunto. Achava bem mais piada ao facto de se ver todos os passageiros de colete colocado. Modernices... !

A nossa saída seria às 18:00 mas antes saiu o Costa Romantica.

E já estava na hora de jantar. Fomos colocados numa mesa para dois localizada perto da saída da cozinha, o que não é muito agradável pois as portas estão sempre a abrir e fechar e os empregados passam por nós tão rápido que até fazem vento!
A comida foi boa, bem confeccionada, saborosa, assim como o vinho….Casa Ferreira…português. A escolha era pouca, só existiam três vinhos portugueses, o resto era principalmente da Califórnia e Chile!


 










Após o jantar subimos ao deck 14 para espreitar o ambiente na discoteca Sky mas estava praticamente vazia.



Regressámos ao deck 4 para procurar o melhor lugar no Solstice Theatre e assistir à apresentação do primeiro espectáculo. Toda a apresentação foi feita em inglês! Já agora digo-vos que os diários de bordo em português eram uma anedota pegada, um atentado à nossa língua. Algumas frases do diário espanhol eram mais portuguesas! Era preferível  ler o diário em inglês!
O espectáculo dividiu-se em 3 partes: musica tocada pela orquestra do Solstice, um grupo que cantou à capela, e muito bem, e o grupo de baile.
Regressámos depois ao camarote pois o dia tinha sido longo e cansativo! 
Uma boa noite!


Sem comentários:

Enviar um comentário