quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cruzeiro "Mediterrâneo Este" - Santorini



Depois de ter chovido e trovejado durante toda a noite o dia amanheceu com poucas nuvens. A manhã foi passada vagueando pelos imensos recantos deste belo navio, estando a temperatura no exterior bastante agradável, cerca de 23º. Almoçámos cedo pois a chegada a Santorini estava prevista para as duas horas e avizinhava-se confusão na saída. Tinham-nos dado um cartão de Saída Prioritária (conhecimentos….. !!!!) mas não sabíamos como funcionaria.

Postal com mapa de Santorini

"Colonizada em 3000 a.C., esta ilha vulcânica entrou em erupção em 1450a.C. adquirindo então a forma de crescente. Há quem acredite que ficava aqui o antigo reino da Atlântida. Chamada Thíra pelos Dóricos que aqui se estabeleceram no século VIII a.C., foi baptizada de Santorini (Santorino) em honra de Sta. Irene pelos Venezianos, que a conquistaram no século XIII. È uma ilha lindissima, com aldeias brancas empoleiradas sobre falésias vulcânicas, que se erguem por trás de praias de areia negra" - Guia American Express





 



Com a aproximação da chegada aumentava a confusão a bordo, pois todos queriam sair o mais cedo possível para aproveitar o pouco tempo disponível nesta ilha. Os passageiros com o Cartão de Saída Prioritária foram os primeiros a serem chamados e nós conseguimos entrar na primeira lancha (Santorini não tem porto). O vento era muito e as lanchas balançavam bastante. Também ancorado estava o “Splendour of the Seas”, da Royal Caribbean. Chegados a terra fomos dos primeiros a sair da lancha e os primeiros a chegar ao teleférico. Cada cabine transporta 6 pessoas e as cabines são 6 em cada sentido. Imaginem a confusão de centenas de pessoas a tentar subir! Cada viagem custa 4 euros.


A fila que se vê é de pessoas à espera de serem transportadas até ao cimo pelos burros (coitados😒).
Postal em que se podem observar duas das formas de subir até Fira.
Chegados ao cimo do penhasco onde se situa Fira, a capital de Santorini, é que sentimos bem o vento que fazia !
"Firá ou Thíra foi fundada nos finais do século XVIII, quando os ilhéus se mudaram da cidade veneziana de Skáros, para os planaltos das falésias, procurando um acesso mais fácil ao mar. Devastada por um sismo em 1956, Firá foi reconstruída em socalcos entre as falésias vulcânicas, com igrejas de cúpulas e casas subterrâneas abobadadas. Os socalcos estão repletos de hotéis, bares e restaurantes, com vistas espectaculares ao longo da beira da caldeira. O minúsculo porto de Skála Firón fica 270 m abaixo de Firá." - Guia American Express
Caminhámos primeiro para o lado esquerdo da ilha (se estivermos virados para onde estão os navios) e depois para o lado oposto. Tínhamos pensado em ir até Oia, numa das pontas da ilha, mas os horários dos autocarros obrigava-nos a lá ter que ficar tempo demais e a regressar já de noite pelo que desistimos da ideia. Santorini é realmente uma bonita ilha, com belos recantos e paisagens, mas também com muitas casas degradadas e a necessitar de recuperação. A maioria dos cafés, Restaurantes, hotéis, etc, estava encerrado, só as lojas se mantinham abertas para os turistas que visitam a ilha nesta altura. Parecia o Algarve no Inverno….!




































Depois de muito caminhar e de imensas fotos tirar estava gelada até aos ossos! Parámos para beber um chocolate quente pelo qual nos cobraram 5 euros (cada) !
O "Splendour of the Seas" já lá vai...do lado direito, quase que não se vê - 17:03
Aproximava-se a hora do pôr-do-sol mas as nuvens que se aproximavam estragaram o espectáculo e trouxeram chuva! Às primeiras pingas todos correram para a entrada do teleférico provocando uma fila enorme.

Fizemos algumas compras e decidimos arriscar a descida pelas escadas por onde circulam as dezenas de burros que transportam os turistas para cima e para baixo

Já tinha escurecido, parara de chover mas o vento continuava. São cerca de 580 degraus até lá abaixo! Imaginem então o que é descê-los, de noite, com vento, pavimento escorregadio e sem ver onde se pisava (muita porcaria de burro…!) E o cheiro?! Nem dá para descrever! Mas que foi uma aventura…foi! À chegada ao final a dor nas pernas já era muita pois não foi só descer tanto degrau mas fazer força para tentar não escorregar!


Quando estávamos quase a entrar para a lancha começou a chover mais intensamente!



O navio saiu de Santorini às 22h! Entretanto jantámos e fomo-nos deitar pois estávamos cansados e a chegada a Mykonos ia ser bem cedo, às sete horas.




Nota extra: 

Antes de avançar para o dia passado em Mykonos, um aparte para referir o que se passou com o desembarque em Santorini. Como tinha referido, fomos dos primeiros a sair mas só mais tarde tomámos conhecimento, de que as coisas não correram muito bem pois o desembarque de passageiros para as lanchas levou mais de 2 horas o que fez com algumas pessoas chegassem a terra já ao anoitecer e quando começou a chover. 



Sem comentários:

Enviar um comentário