segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Marrocos - 2º dia Circuito (II): Ouarzazate - Nkob

Deixámos Ouarzazate para trás (voltaremos no regresso) e seguimos para Nkob, atravessando o Pequeno Atlas para chegar a Tamnougalt, onde almoçaríamos.
"O Anti-Atlas, também conhecido como Pequeno Atlas, é uma cordilheira montanhosa, no sudoeste, orientada a sudoeste-nordeste com cerca de 500 a 600 km de comprimento e 300 km de largura." - Wikipédia
A primeira paragem foi, ou neste local ou num muito semelhante pois é um pouco difícil identificar no mapa! 






Depois de muitas fotos e alguma palhaçada, seguimos viagem pois eram quase duas da tarde e ainda tínhamos alguns quilómetros pela frente. A paisagem é fascinante ao longo destas estradas sinuosas.




 A viagem até Agdz (situada no vale de Draa, a 65 km de Ouarzazate) fez-se ao som de música portuguesa, angolana e espanhola com ritmos que convidavam a um pé de dança. E melhor que pensar é fazer!
Vista de Bachawiyat Agdz


A 5 km de Agdz está Tamnougalt (no vale do Draa, a cerca de 930 m de altitude), onde o almoço já nos esperava. Destacam-se nesta zona a imensidão de palmeiras que povoam todo o vale.
"Antiga capital da região de Mezguita, que durante muito tempo funcionou praticamente como uma república autónoma, e residência de poderosos alcaides, o seu nome significa "ponto de encontro" em tachelhit (berbere). A área é frequentemente descrita como a mais "dramática e extravagante" da região. Tamnougalt é o maior e mais antigo ksour (ou ksar, alcácer) de barro do vale do Draa ainda de pé." - Wikipédia

Paragem técnica....









Fizemos-nos à estrada cerca das 16:30, a caminho de Nkob, atravessando as montanhas de Saghro (Sarhro),  com uma das montanhas mais altas da cordilheira do Anti-Atlas. Zona árida, com paisagens quase lunares!
 A meio caminho parámos para subir até junto de uma construção abandonada de onde admirámos a paisagem envolvente, entre Timiderte e Targa el Mal.

Ait Hammou Ou Said










A observar o drone!
 Fazia-se tarde e ainda nos faltavam alguns quilómetros para chegar a Nkob e ao Auberge Kasbah Ennakhile, onde nos esperava uma bonita paisagem, um chá quente e um pôr-do-sol!

Como não fui tirar uma foto ao 1º andar "roubei" esta ao João Cajuda
O nosso quarto!












Depois do jantar tivemos direito a música! O pessoal aproveitava a internet (quando esta se dispunha a funcionar em condições) para falar com a família, postar, trocar mensagens! Alguns de nós aguardámos pela passagem da meia-noite para cantar os parabéns à Joana pelo seus 22 anos!
E estava na altura de recolher para descansar e tentar acordar cedo e assistir ao nascer do sol!



Sem comentários:

Enviar um comentário