sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Marrocos - Marraquexe I

Marrocos sempre foi um daqueles destinos que me cativou! Durante muitos anos desejei fazer o circuito das cidades imperiais. Nunca se proporcionou!
Em 2009 fiz dois cruzeiros, um em Abril/Maio e outro em Junho, que tinham paragens em Marrocos! Seria a grande oportunidade de colocar os pés pela primeira vez em solo marroquino. No 1º cruzeiro estive em Casablanca e El-Jadida, antiga Mazagão e no 2º em Agadir e novamente Casablanca, onde optei por fazer a longa excursão a Marraquexe. Posso dizer-vos que em Casablanca gostei de visitar a Mesquita Hassan II, o resto da cidade não é muito interessante. Agadir é mais turística mas também não posso dizer que tenha sido cativada por ela! A excursão a Marraquexe não correu muito bem pois, para além da longa viagem, andámos a correr atrás de um guia e pouco vimos. Esta visita não me mostrou aquilo que eu imaginava, não me passou a magia que eu acreditava que existia e que encontro numa cidade que adoro, Istambul! Mas nunca desisti e achei sempre que havia mais do que aquilo que os meus olhos já tinham visto!
O ano passado comecei a acompanhar as viagens do João Cajuda e a ver imagens daquele Marrocos que eu tanto queria conhecer! Em meados de Setembro saíram as datas das viagens para 2015 e não hesitei. A 18/09 pedi informações e dois dias depois sinalizei a viagem! No entanto tive que esperar até Dezembro para que a mesma fosse confirmada e pudesse marcar os voos.

Foi com enorme ansiedade que aguardei pela chegada do mês de Fevereiro! Alguns dos meus amigos diziam-me que seria o último local para onde iriam de férias mas eu nunca deixei de ter certeza absoluta que ia ver um país diferente daquele que a maioria imagina! Já regressada posso dizer que as expectativas foram mais do que superadas! O país dos contrastes, das cores, dos cheiros, da simpatia das suas gentes, das tagines e dos cominhos! Muitas outras palavras serviriam para descrever os locais e gentes que encontrámos mas terei tempo para o fazer ao longo dos meus posts, neste meu blogue/diário de viagens!
Uma das minhas poucas preocupações para esta viagem era a bagagem, pois estou habituada a levar uma mala só para mim e desta vez era recomendável diminuir a quantidade da mesma e se possível levar mochila. Como não tínhamos uma optámos por levar um saco grande com rodas. A outra preocupação era viajar com um grupo de pessoas que não conhecia e com quem teria que conviver diariamente durante mais de uma semana. Neste aspecto posso adiantar que dificilmente encontraria um grupo melhor, que no geral se entendeu perfeitamente, apesar do fosso de idades, entre os vinte e pouco e os cinquenta! Mas haverá muito tempo para os detalhes desta viagem!

Deixo de aperitivo o video do João Cajuda feito para a Marrocos.com, que podem encontrar aqui: Video Oficial

Optámos por viajar com a TAP porque tínhamos milhas suficientes para um dos voos, embora isso implicasse viajar um dia mais cedo, a 20/02!
Saímos de Faro para Lisboa no voo das 11:20! Ao pesar a bagagem verifiquei que tínhamos 17 kg para 2 pessoas! Inacreditável! Claro que também levávamos 2 mochilas, uma com máquina fotográfica, carregadores, etc e outra com alguma roupa extra para o caso de o nosso saco decidir não chegar a Marrocos! Nunca se sabe e mais vale prevenir que remediar! Por prevenir, aproveito para dizer que nunca viajo sem um seguro de viagem, que recomendo a todos pois nunca se sabe o que pode acontecer antes ou durante! Desde o ano passado que passei a utilizar o site internacional Worldnomads.

E deixo aqui algumas imagens do voo Faro - Lisboa! A rota é sempre diferente e não me canso de fotografar a beleza deste nosso cantinho à beira-mar plantado!

Aterrámos em Lisboa por volta do meio-dia e o voo para Marraquexe seria às 14:10, o que nos deixava algum tempo livre para comer algo. Aproveitei para carregar a bateria do telemóvel e da GoPro e só quando cheguei à porta de embarque me apercebi que só tinha retirado o cabo mas não a ficha. Ainda tentei regressar à zona de restauração mas entrei pela parte errada e acabei por ter dificuldades em voltar à zona de embarque! Acabámos por ser dos últimos a embarcar! Sempre devo ter perdido umas calorias na correria, o que não faz mal nenhum! :p

O voo para Marraquexe é curto, cerca de 1h30m! E pensar que vamos aterrar noutro continente, com características tão diferentes mas onde reconhecemos influências que chegaram, em tempos idos, até nós, principalmente nós algarvios!

O voo teria sido ainda mais rápido senão tivéssemos voado em círculos antes da aproximação à cidade!
Seguem-se algumas fotos feitas durante o voo, com nuvens tipo algodão e as paisagens típicas de Marrocos, onde nos é difícil detectar as habitações por se confundirem com as cores envolventes.

Às 15:40 aterrávamos no Aeroporto Internacional de Marrakesh-Menara que está a sofrer obras que presumo sejam de ampliação.

À chegada tivemos que preencher um formulário de entrada no país, formulário esse que nos deveria ter sido entregue durante o voo mas não foi, o que causou alguma confusão no hall. Fomos dos primeiros a passar, sem quaisquer perguntas, o controlo de passaportes e depois de recolhermos o nosso saco aproveitámos para trocar alguns euros por dirhams (100€ = 1 028,85 DH). Fora das casas de câmbio fazem-se as contas de maneira simples, 1€ = 10DH.
À nossa espera estava o João Cajuda e 2 das que seriam companheiras de viagem, a Tânia e a Bárbara. De seguida chegaram a Joana e a sua mãe Libera, duas brasileiras! Seguimos de carrinha para o centro da cidade e para o trânsito caótico que é típico por aqui! Para quem pisa pela primeira vez uma cidade marroquina a primeira impressão poderá não ser das melhores! Fomos deixados a alguma distância dos 2 Riads por onde o grupo se distribuiria, pois as ruelas e becos só permitem a circulação a motorizadas! E há que ter cuidado com elas!!!

Para as primeiras 2 noites foi-nos atribuído o Riad Christina, tendo o resto do grupo ficado no Riad 107 (de que falarei mais tarde).
Depois de caminhar pelas ruelas estreitas, com alguma sujidade, a entrada no interior do Riad surge-nos como um oásis!
"Riad é a designação dada a casas ou palacetes que constituem o habitat tradicional das almedinas (centros urbanos históricos) de Marrocos. Entre as suas características mais marcantes incluem-se o facto de serem completamente fechadas para o exterior e se estruturarem em volta de um pátio interior central, normalmente ajardinado, segundo o modelo tipicamente árabe-andaluz, que tem origem na villa urbana romana."
Foi-nos atribuído o quarto Coriandre, um dos 5 que tem este Riad.

Cerca de 1 hora depois de termos chegado saímos com o João para sentir o pulsar da cidade, as suas cores, cheiros e gentes! A Paula e a Cristina, que tinham chegado mais cedo, juntaram-se ao grupo. Havia também que memorizar o caminho de e para os Riads, o que não é tarefa fácil. Estávamos a cerca de 5 minutos do coração da cidade, a Praça Jemaa El Fna e das muitas entradas para os Souks.

"MarráquexeMarraquexe ou Marrakech (em árabeمراكش) é uma cidade do centro-sudoeste do Marrocos, situada perto do sopé norte da cordilheira do Alto Atlas. Conhecida como a "cidade vermelha", a "pérola do sul" ou a "porta do sul", é a capital da prefeitura homônima, a qual faz parte da região de Marrakech-Tensift-Al Haouz. Em 2004 tinha 801 043 habitantes.1 (1 070 838 na prefeitura).É a quarta maior cidade do país, a seguir a CasablancaFez e Rabat. Situa-se 580 km a sudoeste de Tânger, 327 km a sudoeste de Rabat, 240 km a sudoeste de Casablanca e 246 km a nordeste de Agadir. É provavelmente a mais importante das chamadas quatro cidades imperiais de Marrocos (as outras são Fez, Meknès e Rabat) e a que atrai mais turistas."
Mais informações sobre Marraquexe e/ou Marrocos em:
http://www.marrocos.com e http://www.marraquexe.net entre muitas outras páginas.

Fotografar em Marrocos obriga a alguns cuidados pois a maioria dos marroquinos não gosta de ser fotografado e facilmente demonstra o seu descontentamento.

Atravessámos a Praça Jemaa El Fna (local de reunião para locais e visitantes. De dia sobressaem os vendedores de sumos e fruta e à noite os restaurantes, os encantadores de serpentes, a música) e fomos até uma Casa de Câmbios pois a maioria não tinha ainda trocado dinheiro. Aproveitámos para trocar mais (100€ = 1 066,80 DH) pois era mais favorável.

O próximo destino foi a esplanada de um dos cafés da praça, para se beber chá ou sumo de laranja, apreciar o movimento e sons e esperar pelo pôr-do-sol.

Seguimos depois o João por entre as muitas ruas, ruelas e becos que compõe os típicos souks. Souks são os mercados que se espalham em redor da antiga Medina da cidade. O souq ou souk é um distrito
comercial numa cidade árabe.

Ainda hoje não sei se prefiro os souks de dia se de noite! Não dá para explicar por palavras pois são as muitas cores, sons, cheiros, diversidade de artigos, as pessoas, os animais, a confusão, que tornam tudo único e inesquecível! Pelo menos para mim!

E o céu de Marrocos?! Seja dia, com um azul ofuscante ou noite, com as muitas estrelas que parece que brilham com mais força!

E seguiu-se a primeira refeição em Marrocos. Não fomos propriamente a um restaurante típico pois aqui os pratos são uma adaptação moderna mas ninguém se esqueceu desta refeição! Se forem a Marraquexe experimentem o NOMAD, vão ver que vale a pena!

Tagine de frango estilo moderno
Tagine vegetariana
Hamburger
 Terminámos a noite correndo mais algumas das ruas do souk antes de regressarmos ao Riad, cansados mas satisfeitos com este primeiro contacto.

No dia seguinte estaríamos os 8 por nossa conta pois o João passaria o dia a receber o restante grupo!

E qual foi a primeira ideia com que ficaram? Claro que para saber realmente há que lá ir, ver e sentir mas será que vos deixei uma boa impressão?

Até breve, por Marraquexe!