quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Marrocos - 4º dia Circuito: Erg Chebbi (I)

Há muito tempo que não sentia tanto frio durante uma noite! A uma determinada altura senti necessidade de me levantar para ir à casa de banho e levei uma meia-hora a tomar coragem para sair debaixo das pesadas mantas que me protegiam do frio que se sentia no ar. 
Antes das seis da manhã o despertador tocou e foi com alguma dificuldade que sai da cama, vesti-me e sai para a escuridão que começava a diminuir, anunciando o nascer de um novo dia.
O Carlos decidiu ficar mas eu juntei-me à maioria do grupo que se aventurava na subida da enorme duna que protegia um dos lados do acampamento. Existe uma corda presa quase no cimo que ajuda à subida de quem se atreve! Bem tentei mas não consegui chegar nem a meio. Não fui a única o que me reconfortou....mas não muito, admito! Sentada na inclinada duna, envolta num lenço (houve quem trouxesse mantas...) e munida de 2 máquinas e um telemóvel, aguardei pela chegada do sol!










 O nascer do sol acabou por não ser nada de extraordinário mas valeu pela aventura da subida e também da descida. Sim, porque descer também não foi nada fácil! Felizmente parece não haver registos da minha queda...




 Nas seguintes fotos dá para ter uma ideia da altura e inclinação da difícil duna!
 Eu consegui subir até um pouco antes ao local onde, na foto seguinte, estão 2 pessoas a descer...também não foi mau!

Algumas das tendas à luz do dia. O vento que se levantou durante a noite revirou as passadeiras vermelhas que uniam alguns dos locais.
O pequeno-almoço foi servido por volta das 07:30. O sol brilhava, o céu mantinha-se de um azul intenso e previa-se que assim se mantivesse.



 Preparando as mochilas para o regresso.


 Algumas das outras tendas que compunham o acampamento.
Enquanto aguardávamos por todo o grupo para seguir viagem fomos tirando algumas fotos. Era com muita pena que nos despedíamos tão cedo deste local. Penso que a opinião geral foi de que deveríamos ter permanecido aqui mais tempo. 






Só ao sair da protecção que nos dava o acampamento é que nos apercebemos de que estava muito vento e a viagem não iria ser tão agradável como a do dia anterior. A areia fina andava no ar e envolvia-nos. Desculpem-me a repetição de fotos de areia e dromedários mas é o que há para mostrar nesta viagem de cerca de 1h e 10 minutos. 



  



 Decidi ir tirando algumas fotografias mas não o deveria ter feito pois sabia, por experiências anteriores, que a fina areia facilmente se infiltra na objectiva e sensor e, mesmo tentando-a proteger ao máximo com o lenço não evitei que isso acontecesse. Enquanto o resto do grupo protegia a face com o lenço que anteriormente nos tinha sido oferecido pela Marrocos.com eu tentava proteger a máquina. O vento, a areia que rodopiava à nossa volta e as dores entre as pernas provocadas pela posição no dromedário do dia anterior, tornaram esta viagem um autêntico suplício e foi por pouco que não decidi seguir a pé. Areia por areia pelo menos evitaria as dores. Mas tudo o que começa acaba e o fim do martírio acabou por chegar. Segue-se algumas das fotos que consegui tirar.





















 Finalmente...!

Estava previsto fazermos um tour de jeep à volta das dunas mas com as condições adversas acabámos por seguir para o Hotel Merzouga no Auberge Café du Sud depois de uma paragem para compras. Como chegámos muito cedo, por volta das 11:30, tivemos que aguardar que os quartos ficassem prontos. Os quartos estão dispostos à volta de um pequeno jardim e completamente integrados com o resto do hotel e com a paisagem envolvente. A piscina com vista para as dunas é deslumbrante. Uma mais valia para quem visita a zona numa época mais quente. 






Depois de atribuídos os quartos foi-nos servido um almoço simples mas muito saboroso. O resto da tarde foi de descanso, entre o quarto e a zona da piscina. Por volta das 17:00h, e com muito menos vento, seguimos em direcção às dunas para assistir ao pôr-do-sol, mas isso fica para o próximo post.


2 comentários:

  1. Aí essa falta de exercicio fisico!
    Essa da areia é de estragar o dia a qualquer um!
    As fotos... fantásticas
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Podes crer! Mas mesmo para quem faz não foi fácil! A minha máquina ficou com areia por dentro e está agora na assistência Canon.
    Obrigada pelo retorno, é sempre bem vindo. Hei-de terminar, um destes dias! Bjs

    ResponderEliminar