sábado, 21 de fevereiro de 2015

Marrocos - Marraquexe III

Salam aleikum (Olá/Que a Paz esteja sobre vós)!



Sigam-me então numa visita exótica e cheia de cores pelas ruelas e becos dos mercados/souks que rodeiam a Praça Jemaa El Fna! 

Não sou das pessoas com mais orientação mas tentei não perder o norte ou, neste caso, para que lado estava a Praça! Fomos em frente, virámos à esquerda, à direita, voltámos atrás, repetimos ruas mas conseguimos não nos perder! E temos sempre que estar atentos ás pessoas, ás motas, aos animais e ao mesmo tempo prestar atenção a tanto artesanato, babuchas, candeeiros, lenços e mais lenços, túnicas, especiarias, bules, copos, tagines pequenas, médias e grandes, cestos, cestas e afins e claro, tapetes! E não posso esquecer os conhecidos produtos de argan! Um sem fim de tudo o que possam imaginar! Acho que tenho que voltar, sem máquina fotográfica e sem bagagem, para poder dedicar-me só a umas comprinhas... Alguém quer vir?










E que agradáveis que são estes cheiros!































Como já caminhávamos há algum tempo decidimos fazer uma pausa para chá e fomos até ao L'Ancién Café, onde nos sentámos na esplanada com vista para a azáfama da Praça e para os telhados, terraços e varandas circundantes que não primam pela beleza e limpeza! 



Enquanto aqui estávamos ouvimos o chamamento das 16h para a oração. Estes chamamentos ouvem-se 5 vezes ao dia.



Embora não fosse muito visível, ao fundo conseguiam-se ver as montanhas do Atlas cobertas de neve.

O João Cajuda juntou-se a nós com mais alguns elementos do grupo mas só à noite o grupo estaria completamente formado, com as 17 pessoas.

Saímos do café e fomos dar mais uma volta, passando por algumas ruas onde ainda não tínhamos estado e repetindo outras, antes de seguirmos até ao Riad para descansar um pouco já que o jantar seria tardio devido à chegada dos últimos a juntarem-se ao grupo.









E não nos perdemos no regresso ao Riad!

Com todo o grupo reunido saímos para jantar já depois das 21:30. Na foto estão só alguns pois estávamos divididos por 2 mesas!

E o dia seguinte marcaria o início do circuito em direcção ao deserto e estávamos todos bastante ansiosos!

Bislama! (Adeus)

2 comentários:

  1. Silvia excelente trabalho , vou aguardar pelas próximas.
    Que bom recordar estes já ninguém nos tira.

    ResponderEliminar