terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Marrocos - 3º dia Circuito (II): Nkob - Erg Chebbi

Penso que a maioria do grupo ansiava por este momento, a ida para o acampamento no meio das dunas do Erg Chebbi e tendo como meio de transporte um dromedário! Tive o privilégio de ser a primeira a experimentar a repentina subida do dromedário a partir do momento que subimos para a bossa! Quase que assusta! Mas a vista lá de cima vale até as dores que ficaram para os dias seguintes!
Segue-se uma reportagem fotográfica do percurso que fizemos até à nossa chegada ao acampamento e que durou cerca de uma hora e vinte minutos. Por sorte fiquei no último dromedário o que me permitiu fotografar todo o grupo. Mas fotografar e filmar não foi tarefa fácil devido aos balanços!
A luz do final do dia tornava as dunas ainda mais alaranjadas e a imensidão de areia que se estendia à nossa frente dava-nos a ideia de estarmos no meio de um deserto de dimensões gigantes. 














































Chegámos ao acampamento já de noite. O lugar é mágico! As tendas, as luzes, as cores, a fogueira, as estrelas, os contornos das dunas que nos cercam e até o silêncio que se adivinha, tudo ajuda a criar um ambiente que nos fascina e deslumbra! A tão falada magia do deserto estava aqui, e eu também! Parecia que estávamos num qualquer campo tradicional berbere mas com muitas comodidades, conforto e até requinte. A noite esperava-se fria, com a temperatura a descer rapidamente e podendo chegar a valores negativos.



Após um breve reconhecimento da tenda onde seria servido o jantar fomos conhecer a que seria o nosso quarto durante a noite! E foi uma agradável surpresa! Tinha lido que o acampamento (ou bivouac) possuía tendas de luxo mas admito que as minhas expectativas não eram muito altas! O chão está coberto de tapetes e até a porta é um tapete que se tem de levantar para permitir o acesso! A casa de banho tem chão de cimento e está rodeada de um plástico que impermeabiliza a zona! Que mais se pode pedir?! Talvez aquecimento....




O jantar típico foi servido entre muita animação e uns copos de vinho! Vinho comprado no restaurante onde almoçámos e transportado nas nossas mochilas até ao deserto! E soube tão bem!



E seguiu-se a festa, à volta da fogueira e ao som dos tambores! Só foi pena o céu não estar tão estrelado como esperava!

Os resistentes! Eram quase 23 horas e quem quisesse subir à enorme duna para assistir ao nascer-do-sol teria que madrugar!
Pouco depois recolhemos às tendas! Cama confortável, mantas pesadas e muito, mesmo muito frio!

Um até já que a noite vai ser gelada e muito curta!


2 comentários:

  1. Venho eu para aqui ler isto e o que vejo...Camelos, mais camelos!!!!
    Agora a sério, tal como já te disse pessoalmente, as fotos estão fantásticas!

    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Xpto! Era o que havia para fotografar, camelos e areia...!

      Eliminar