domingo, 20 de novembro de 2016

Myanmar & Bangtao Beach - Bagan/ Nyaung Shwe (Inle Lake)


Era altura de deixar Bagan para trás e voltarmos à estrada.
Durante o pequeno-almoço tivemos oportunidade de assistir à subida dos balões de ar quente, que todas as manhãs sobrevoam os templos para assistir ao nascer-do-sol!

O autocarro deixou Bagan antes das oito e meia da manhã e a viagem de cerca de 330 Km até Nyaungshwe, em Inle Lake, deveria durar cerca de oito horas. São quase metade dos quilómetros que fizemos entre Yangon e Bagan mas o mesmo tempo de viagem pois as estradas são mais ruins e sinuosas. O autocarro, embora fosse bom, não era VIP como o anterior!

A viagem acabou por ser mais longa, foram cerca de nove horas (08:20 - 17:15). Problemas com o ar condicionado do autocarro obrigaram a umas paragens extra. A paisagem vai mudando e as planícies vão dando lugar à montanha! O verde esse, mantém-se! 



Por volta da uma da tarde parámos para almoçar. Optámos pelo prato de arroz frito com um ovo estrelado em cima pois sabendo o que estávamos a comer seriam menores os riscos, pensámos nós! 
Subimos e descemos montanhas com estradas estreitas e em mau estado, embora algumas estivessem com obras de melhoramento e a serem alargadas. O trânsito é intenso pois são muitos os veículos pesados que regressam de Inle carregados de produtos para vender. O motorista ia o tempo todo apitando, avisando que ia passar, estava passando ou já tinha passado! Ou então só porque sim! Acabamos, com alguma dificuldade, por nos habituar ao som constante das buzinas. Em vários locais da serra vêm-se zonas para os pesados pararem e refrescarem os motores sobreaquecidos, com água. 

Passámos por pequenas aldeias onde, felizmente, não se vê tanto lixo como vimos nos arredores de Yangon! Noutros locais o lixo é colocado todo junto, numa parte do terreno. 

Durante a viagem tivemos a companhia de uma algarvia que estava a viajar sozinha e  que ficou em Kalaw (antes de Inle) pois ia fazer um trekking até ao lago! A paisagem de montanha foi ficando para trás e apareceram novas planícies, muitas plantações! As zonas planas cobertas de água indicam que a zona de Inle Lake está perto!

Antes de entrar na zona de Inle Lake foi necessário pagar uma taxa de acesso (12 500 Kyats  - cerca de €9,00 por pessoa). 

Ficámos alojados no Hotel Cassiopeia! Inicialmente tinha escolhido um outro hotel, que era mais caro, mas como tive que acrescentar mais uma noite no lago, pelo facto da viagem de autocarro ter que ser feita de dia e não de noite, optei por escolher este, que era mais barato. O hotel não seria tão bom como o anterior mas a localização compensava. O nosso quarto era num dos bungallows laterais.
Foto retirada do site do Hotel



Pouco depois das sete da tarde saímos para jantar. 

Durante esta viagem, e pela primeira vez, optámos por seguir as recomendações do Trip Advisor na escolha de restaurantes, dando preferência aos mais bem classificados dentro dos mais baratos! Em Bagan foram 4 opções distintas e todas elas se revelaram óptimas escolhas! Fizemos o mesmo neste primeiro dia em Nyaungshwe, e fomos ao Sin Yaw Guest House & Cooking Class, cuja especialidade é a comida típica do estado de Shan. A gastronomia deste estado tem características próprias como o facto de a comida ser confeccionada em fogo de lenha! Mais uma vez uma escolha acertada. Pagámos pela refeição para dois 16 200 Kyats (cerca de €11,00).





Regressámos ao hotel e fomos descansar pois o dia tinha sido longo e haveria muito para visitar nos dias seguintes.





Sem comentários:

Enviar um comentário