quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Myanmar & Bangtao Beach - Bagan - dia 2 - tarde


E depois do excelente almoço o Kyaw Kyaw levou-nos a visitar mais alguns templos, estes na zona da aldeia de Myinkaba. 

O primeiro foi o Gubyaulgyi, situado à entrada da aldeia, do lado esquerdo da estrada. Foi construído em 1113 por Raza Kumar, filho do rei Kyanzitthar, após a sua morte. O seu exterior não é nada de especial mas como tem poucas janelas e as mesmas foram seladas, por motivos desconhecidos, as pinturas interiores, datadas do século XII, estão muito bem conservadas. Não é permitido fotografar e é necessário utilizar uma lanterna ou a luz do telemóvel para conseguir vislumbrar essas pinturas.

Muito perto está um outro templo, o Myazedi ou "Estupa Esmeralda". Aqui encontra-se uma coluna em pedra, com quatro faces, e inscrições em quatro línguas: Pyu, Mon, Pali e antigo birmanês. A sua importância linguística e histórica é enorme pois estabelece a língua Pyu como uma importante influência cultural no início de Bagan e relata a cronologia dos seus Reis. A estupa estava a ser reparada e estava coberta com a típica "teia" de canas!  



Manuha Paya é um templo de aspecto mais moderno (embora date de 1059) e terá sido construído por Manuha, o Rei Mon de Thaton, que foi mantido em cativeiro, em Bagan,  pelo Rei Anawrahta. Tendo obtido autorização para esta construção, o Rei Manuha quis aqui demonstrar o seu descontentamento com a sua situação. No seu interior, três Budas sentados, virados para a frente do edifício, e nas traseiras um enorme Buda reclinado. Todos parecem demasiado grandes para o espaço onde se encontram, e o facto de parecerem estar desconfortáveis e apertados é entendido como representando o stress e a falta de conforto que o Rei cativo teve que suportar.





O último templo que visitámos nesta zona de Myinkaba foi o Nan Paya. Diz-se que este foi o local onde o Rei Manuha foi mantido preso, embora sejam poucas as evidências que confirmem esta lenda. Uma outra história diz que o templo seria originalmente hindu e os captores terão pensado que era mais fácil transformá-lo em prisão do que convertê-lo num templo budista. Outros ainda, dizem que terá sido construído pelo sobrinho neto de Manuha em finais do século XI. O seu interior destaca-se pelas gravuras de arenito.
De Myinkaba seguimos para New Bagan e para o Lawkananda Paya, situado na margem do rio Ayeyarwady. Esta ampla estupa dourada é um ponto de referência em Bagan e pode ser vista por todos os barcos que passam pelo rio. O pagode foi construído pelo Rei Ananwrahta em 1059. Pensa-se que alberga uma importante relíquia de Buda, um dente.




























Esta foi uma visita agradável, não tanto pelo pagode em sim mas pela localização. Aproveitámos para descansar um pouco e fazer uma pausa nas visitas. Mas não por muito tempo pois o que não faltam são templos e mais templos para visitar. Vamos lá então a mais um, o Dhammayazika Paya, na planície sul de Bagan. 
O nome, em Pali, significa "Pertencente ao Rei da Lei" e foi construído em 1198 pelo Rei Narapati Sithu. À primeira vista tem algumas semelhanças com o famoso Shwezigon mas o Dhammayazika tem terraços pentagonais em vez de quadrados, os mais comuns. Encimando os três terraços está uma cúpula em forma de sino. Também estava a sofrer reparações estando coberta. Em cada um dos cinco lados do pagode há um pequeno templo de formato comum, e que alberga um Buda. 




E como o final de mais um dia se aproximava era altura de rumar ao último templo e aí assistir ao recolher do sol! O templo escolhido pelo Kyaw Kyaw foi o Thitsarwadi, situado na zona oeste de Pwasaw. Este templo tem três andares, o que é raro em Bagan pois a maioria tem apenas dois. Terá sido construído em 1334. Subimos a um dos patamares, com vista para a planície e alguns templos, e aguardámos pelo pôr-do-sol. 












Regressámos ao hotel e pouco depois saímos para procurar um local onde jantar. A escolha, mais uma vez acertada, recaiu no restaurante Leo. 



E assim terminou mais um dia! O que haveria ainda para visitar em Bagan e arredores? Provavelmente mais alguns templos...

1 comentário: