domingo, 16 de novembro de 2014

Veneza & Cruzeiro - 3º Dia Navegação



Mais um dia de navegação! A maioria das pessoas que conheço e fazem cruzeiros não aprecia este dia mas nós gostamos! É incrível a velocidade a que este dia passa, até mesmo quando não se faz nada. Por acaso até não foi o caso. Na noite anterior reparei que às 10:00 teria lugar, no Cabaret Lounge, uma demonstração de culinária seguida de uma visita à cozinha do navio! Acordámos tarde e mal tive tempo de ir comer qualquer coisa antes de seguir para o ponto de encontro. Nem sequer levei a máquina fotográfica pelo que as fotos são todas do telemóvel.






















A apresentação foi feita pelo Chefe Executivo Ottavio Bellesi e pelo Maître de Hotel Óscar Perego. O ajudante era o Pedro, o mexicano que nos servia à noite. Foi confeccionado um prato de massa e uma sobremesa. Enquanto o Chefe explicava quais os ingredientes utilizados e os passos a seguir, o Oscar preparava uma receita à sua maneira com ingredientes que nada tinham a ver. Foram momentos de grande divertimento!



Seguiu-se a visita guiada à zona da cozinha! O que eu ansiava por uma visita destas!
Nenhuma visita estaria completa sem uma breve descrição dos passos que antecedem a chegada da deliciosa comida à nossa mesa. No Ocean Princess existe uma cozinha principal para o restaurante Club e para os restaurantes de especialidades (Sabatini's e Sterling Steakhouse) e uma outra cozinha equipada para o Buffet Panorama. Tudo começa com a lista de compras a efectuar com produtos provenientes de todo o mundo: queijos de Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Escandinávia e França e carne, frutas e legumes seleccionados. Por cruzeiro a lista consiste, normalmente, entre 35 a 45 toneladas de comida que tem que ser entregue no navio.
Diferentes menus estão à disposição dos passageiros a cada dia. Uma equipa de lojistas, talhantes e especialistas em peixe e vegetais, preparam tudo para assegurar que os produtos e quantidades certos são preparados e chegam à cozinha a tempo. Na cozinha equipas de chefs, cozinheiros, pasteleiros e padeiros transformam os produtos nas deliciosas refeições pela qual a Princess é reconhecida.
  • Zona de preparação de peixe -  trabalham 3 pessoas na limpeza e corte. Por dia passam por aqui cerca de 225 kg de peixe.
  • Zona de preparação de carne -  5 talhantes e  3 assistentes e ajudantes cortam e fatiam as porções certas. Diariamente são confeccionadas as seguintes quantidades de carne:  225 kg de aves, 180 kg de vaca, 68 kg de porco, 36 kg de vitela e 31 kg de cordeiro. 


  •  Garde Mange é a palavra francesa dada à zona onde são preparadas as saladas e pratos frios e também as esculturas que adornam a zona do bufete. 11 membros da tripulação trabalham nesta zona que contem máquinas misturadoras, de fatiar e frigoríficos onde todos os pratos já preparados são guardados. Médias diárias de produtos utilizados e servidos: 113 kg de saladas, 27 kg de camarões, 15 litros de maionese e cerca de 120 sanduiches.
  • Sopas, massas e vegetais - 30 membros da tripulação da cozinha trabalham na preparação dos vegetais da época, na confecção de massas frescas e sopas. Por dia são feitos 20 kg de massa, cozidos 136 kg de batatas e 680 kg de vegetais e preparados 1130 litros de sopas.

  •  Padaria - 10 padeiros utilizam misturadoras, batedeiras, fornos, frigoríficos e outros equipamentos específicos para preparar e criar o ambiente propício para as massas. Diariamente são aqui confeccionados diferentes tipos de pão, croissants, pizzas, etc que necessitam de cerca de 145 kg de farinha.
  • Pastelaria - esta é uma zona com movimentação constante. Durante o dia trabalham aqui 30 pessoas e à noite quatro. Aqui são preparados todo o tipo de doces, massapão e as formas que transformam os bolos em obras de arte. Nesta zona há fornos, frigoríficos e máquina de gelados.

  •  Zona de frutas e queijos - a grande variedade de queijos e bolachas são preparados aqui por 6 membros da tripulação. Aqui também se lava, fatia e prepara toda a fruta. São usados todos os dias 40 kg de manteiga e quase 500 kg de fruta.



  •  Zona do café - Uma equipa de três mantém as maquinas automáticas de café e as de expresso a funcionar para a altura das refeições. São consumidos diariamente 132 litros de café, 90 litros de creme de café e 45 kg de açúcar.




  • Zona de lavagem - Quem limpa e lava tudo depois das refeições terem sido servidas? Um total de 57 pessoas trabalha continuamente nas diferentes zonas de lavagem da cozinha, separando, ordenando e colocando os pratos, copos, talheres, tachos e panelas nas máquinas de lavar. Na copa, 10 trabalhadores esfregam e pulem as panelas, tachos e frigideiras de grandes dimensões que voltarão a ser utilizadas pelos chefs e cozinheiros. A prataria é limpa e polida durante a noite para estar pronta a ser utilizada no dia seguinte. Diariamente são lavados cerca de 10000 pratos e 4000 copos. 

Impressionante, não acham?! Mas não é só! Depois dos passageiros há que servir os cerca de 400 membros da tripulação!
Adorei a visita e espero que quem lê também tenha gostado! Claro que ao vivo e a cores é outra coisa!
Restaurante Club
Pizzeria
Às 11:30 o Panorama Buffet reabriu para almoço apresentando uma grande variedade de pastelaria ("Pastry Extravaganza Buffet"). Deliciem-se...















Neste último dia de navegação resolvemos almoçar no Restaurante Club. 










Da parte da tarde ainda jogámos ao Bingo mas sem sorte!

Durante o dia o Ocean Princess deixou o Mar de Mármara e atravessou o estreito Canakkale também conhecido por Dardanelos. Este estreito liga o Mar de Mármara ao Mar Egeu. O estreito tem 61 km de comprimento mas só entre 1,2 km e 6 km de largura. Tem uma profundidade média de 55 m e máxima de 103 m. Ao anoitecer entrámos no Mar Egeu.




Dur Yolcu


Kilitbahir (A Chave do Mar)
Kilitbahir Kalesi - o castelo de Kilitbahir

Monumento em Sedd El Bahr (traduzido do turco significa Muros do Mar), vila turca.

E rapidamente o dia se passou e chegou a hora de mais um espectáculo - Cinematastic.





















E enquanto não chega a hora de jantar dá-se mais uma volta pelo navio!




 Vamos então jantar! E hoje os empregados estavam trajados de forma distinta! Mais uma vez tivemos a companhia do casal de portugueses, Tiago e Liliana.











 






 A noite terminou, mais uma vez, no Tahitian Lounge.


Durante a noite o Ocean Princess continuou a cruzar as águas do Mar Egeu até chegar ao próximo destino, Kusadasi, na costa turca.


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