Por causa da chuva regressámos ao navio cedo, pouco passava das 16h30m. A saída de Istambul seria só às 22h.
Aproveitámos para descansar um pouco e assistir, às 19h, ao espectáculo de danças típicas "Folkloric Show" apresentado pelo grupo Istambul Folkloric.
Seguiu-se o jantar e claro que não podia faltar o vinho tinto! É uma pena não se encontrarem vinhos portugueses a bordo da maioria das companhias de cruzeiro! Lá vamos alterando entre os vinhos chilenos, australianos, americanos, franceses ou italianos com especial atenção à coluna do lado direito da carta de vinhos....!
Após o jantar, e depois de me agasalhar, pois estava frio e continuava a chover um pouco, saímos para um dos decks exteriores para assistir à saída de Istambul pelo estreito do Bósforo em direcção ao Mar Negro.
Os vídeos e as fotografias não conseguem fazer justiça à beleza desta saída nocturna. Pena as condições climatéricas não serem as melhores! Uma saída que deixa saudades!
Como referi anteriormente, o Bósforo é um canal que liga o Mar de Mármara ao Mar Negro e tem 33 km de comprimento. As margens são ladeadas por bonitos edifícios, mesquitas e palácios que podem ser apreciados durante o dia nos vários cruzeiros que se fazem a partir da cidade de Istambul. Um passeio que ficará para uma próxima visita!
O estreito é atravessado por 2 pontes, a Ponte do Bósforo, de que falei no post anterior e a Ponte do Sultão Mehmet de Fatih, onde os arredores de Istambul dão lugar a pequenas cidades e aldeias. O Bósforo torna-se rápido e profundo nesta zona, onde atinge a sua menor largura, 700 m.
Neste 1º video, feito com a minha Canon, está parte do percurso até à Ponte do Bósforo.
Ponte do Bósforo |
O 2º video foi gravado com a Gopro e mostra parte do percurso efectuado até à segunda ponte, a do Sultão Mehmet de Faith.
Sem comentários:
Enviar um comentário