terça-feira, 11 de novembro de 2014

Veneza & Cruzeiro - Corfu (Grécia)

Corfu é uma ilha grega do mar Jónico, situada entre a Grécia e a Itália, junto à costa da Albânia. A Grécia possui cerca de 3000 ilhas mas nem 10% delas são habitadas. Cada ilha tem o seu próprio encanto e características muito próprias. Corfu (Kerkira ou Kerkyra para os gregos) é uma ilha verdejante com muitas atracções (enseadas isoladas, áreas de costa selvagem, aldeias de montanha,  monumentos de influência europeia, vestígios arqueológicos, etc) que exigem uma visita mais prolongada do que a escala de um navio de  cruzeiro.
A cidade antiga de Corfu foi declarada Património Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2007. A capital tem cerca de 30.000 habitantes e a ilha não chega aos 150.000. Construída sobre um promontório, a cidade tem magníficos edifícios venezianos e influências da ocupação francesa e inglesa que lhe conferem uma atmosfera elegante. Esta ilha foi a única região da Grécia que nunca foi conquistada pelos turcos. Foi tomada pelos franceses em 1797 e em 1814 pelos ingleses, cujo domínio durou 50 anos. Em 1864 obteve a sua própria independência e tornou-se parte do estado grego.
Conta a lenda que Córcira (actual Corfu) era filha do Deus Asopo e da ninfa Metope. Afrodite e Eros, divindades associadas ao amor, tinham recomendado ao resto dos deuses do Olimpo que seduzissem as filhas de Asopo, sendo Poseidón quem acabou por raptá-la, levando-a para uma ilha, que desde então, seria chamada com o seu nome!

A chegada a Corfu deu-se entre a 06:30 e as 07:00, hora a que nos levantámos para sair do navio por volta das 08:45. A escala era curta pelo que o tempo teria que ser bem aproveitado. Como não conhecíamos Corfu qualquer opção de visita seria  boa: dar uma volta rápida por parte da ilha, ir até ao famoso Palácio da Sissi (Achilleon) ou conhecer a cidade velha! Optámos por esta última!

O navio atracou a cerca de 2km do centro. Há um autocarro gratuito que transporta os passageiros de onde está o navio até à Estação Marítima ou Terminal de Passageiros (uns 500 metros). Optámos por caminhar! No terminal há um posto de informações onde se pode pedir um mapa. No exterior pode apanhar-se um autocarro até ao Largo do Porto Velho, junto à entrada para a zona antiga (Porta Spilia). Voltámos a optar por ir a pé e a caminhada fez-se em 15 minutos, contornando o porto e seguindo depois junto ao mar.

Depois de passarmos junto ao Largo do Porto Velho continuámos pela Areseniou, mantendo o mar à nossa esquerda! Parámos num miradouro para tirarmos algumas fotos antes de seguirmos até à Porta Ag. Nikolaos.

Do lado esquerdo da Porta está o Palácio de S. Miguel e S. Jorge, construído pelos ingleses entre 1819 e 1824, tendo sido mais tarde residência da família real inglesa. Alberga o Museu de Arte Asiática.
Arcada em estilo dórico na fachada do Palácio
Do lado esquerdo o "Liston", elegante arcada com cafés, uma cópia da Rue de Rivoli em Paris. A zona que envolve o Liston é conhecida como Esplanade, ou Spianáda.
O Liston foi projectado por um francês, que o construiu em 1807
 O lado esquerdo do Liston está cheio de esplanadas que estavam lotadas com jovens estudantes. Este é o coração da cidade, ponto de encontro não só de locais mas também de visitantes e turistas. Ao meio da Spianáda vira-se à esquerda para ter acesso à Fortaleza Velha. A entrada custa 4 euros.
Entrada para a Fortaleza Velha
 A Fortaleza Velha ou Palaió Froúrio, localiza-se a este da zona antiga, num promontório que se pensa fortificado pelo menos desde o século VII ou VIII. A actual fortaleza foi iniciada pelos Venezianos em 1550 e a construção levou 9 anos. Foi construído um fosso que separou a península da ilha pelo que é necessário atravessar uma ponte. O fosso é hoje utilizado por barcos de pesca. Dentro da fortaleza há uma prisão (1786), uma igreja militar e um antigo hospital, convertido agora numa escola de música. Junto à entrada principal está o arquivo histórico.

Igreja de S. Jorge, construída para a guarnição britânica em 1840

Club Nautico de Corfu, visto do lado norte da Fortaleza
Zona de Falikari
Deixámos a Fortaleza para trás e embrenhámo-nos pelas ruas e ruelas da zona antiga. Fizemos algumas compras e acabámos por nos sentar numa esplanada perto do Largo do Porto Velho. Aproveitámos a Internet gratuita para fazer alguns telefonemas!

Pouco passava do meio-dia quando decidimos iniciar a caminhada de volta ao Ocean Princess. O "All Aboard" era às 13:30. A chegar estava o Costa Mágica!

Junto à entrada para a Estação Marítima há um cartaz enorme com uma panorâmica da cidade. Não poderíamos arranjar melhor cenário para umas fotos patriotas!

Fizemos a caminhada nas calmas e depois ainda ficámos pelo Terminal a usar a net. Faltavam só 15 minutos para o horário limite quando apanhámos o autocarro que nos deixava mesmo em frente ao nosso pequeno Ocean Princess! Por sorte conseguimos uma mesa exterior no Panorama Buffet e assistimos à saída com vista privilegiada!

Do lado direito a Fortaleza Nova e junto ao mar a zona pela qual caminhámos pela manhã

Zona de Falikari de outro ângulo e a rua de acesso à Porta Ag. Nikolaos
Ilha de Ptichia
Até um dia Corfu! E agora é tempo de rumar a Istambul, Turquia!

Um aparte para mencionar que neste dia celebrava-se o "Veteran's Day" (Dia do Veterano). Neste dia veteranos de vários países são homenageados pelo seu corajoso serviço militar. Conhecido também como Dia do Armistício ou Dia da Recordação (Armistice Day/Remembrance Day), esta data comemora o aniversário do fim simbólico da I Guerra Mundial a 11 de Novembro de 1918. O dia foi lembrado a bordo com um agradecimento a todos os que prestaram serviço militar, protegendo a liberdade!

O resto da tarde foi passado a descansar.  Seguem-se algumas fotos com informação sobre a localização do navio, milhas percorridas, distâncias dos portos e clima.

Noite formal, de gala ou do comandante! Neste cruzeiro teríamos 2 e esta seria a primeira e aquela em que o Comandante e os Oficiais dão as boas-vindas aos passageiros. Para os passageiros com o 2º turno de jantar a "Captain's Welcome Party" foi às 19:45, no Cabaret Lounge. O comandante Tim Stringer, inglês, deixou-se fotografar e depois apresentou os seus Oficiais, enquanto os passageiros saboreavam um Cocktail de Boas-Vindas!

Seguimos depois para o restaurante. Nesta noite tivemos a companhia do casal português que continuava sem a bagagem, o Tiago e a Liliana. Aproveitámos para beber uma das garrafas de espumante que nos tinham oferecido! E vamos então abrir um pouco o apetite a quem está a ler....

Depois de jantar fomos assistir ao show (que teve que ser alterado pelo facto da Caroline Dennis, uma animadora pianista, estar adoentada) do Sean Alexander (The Confusionist). Excelente espectáculo!

E assim terminou mais um dia a bordo do Ocean Princess! O dia seguinte seria de navegação!