Haja saúde para retomar projectos e sonhos que os percalços da vida nos fazem alterar ou suspender!
Esta viagem de 2014 deveria ter sido para a Ásia e a 4 mas a vida às vezes troca-nos as voltas! As férias na Ásia foram programadas com antecedência e com muitas horas de pesquisa e após a decisão de as cancelar existia na mesma a necessidade de descansar no final de uma época de trabalho sempre extenuante! Sem muito tempo nem disposição para planos e pesquisas, a escolha recaiu sobre um cruzeiro com um itinerário interessante e uma companhia desconhecida. A possibilidade de regressar a Veneza com mais tempo também pesou na decisão! Esta foi, no entanto, uma viagem sempre com um sabor agridoce pois foi difícil esquecer onde e com quem era suposto estarmos. Haja saúde para voltar ao programado em 2015.
O itinerário do cruzeiro no Ocean Princess |
No dia 05 de Novembro de 2014 saímos do Algarve em direcção a Lisboa onde aproveitámos para tratar de assuntos pessoais.
A noite foi passada no hotel que costumo escolher sempre que fico na capital, o Holiday Inn Express Lisboa Alfragide. Hotel com preços bastante razoáveis, confortável e fora da confusão da cidade.
Como o voo da TAP para Veneza partia muito cedo (06:50), deixámos logo o carro na casa de uns amigos e de madrugada pedimos um táxi para o aeroporto. Lisboa despediu-se de nós com um acenar de cores alaranjadas e subimos aos céus da capital por entre nuvens espessas e acinzentadas! Não posso dizer que gosto de andar de avião, não aprecio o descolar e aterrar mas depois de estar lá por cima consigo abstrair-me!
Foi servido um snack (acho que não se pode chamar pequeno-almoço aos que nos serviram)! A determinada altura podemos apreciar os cumes brancos dos Alpes!Tanta viagem que já fiz e nunca os meus olhos se tinham cruzado com outro avião a altitude de cruzeiro! Desta vez vi dois! Pareciam tão perto e tão velozes!!!
Pouco depois das 11h locais estávamos a aterrar no aeroporto Marco Polo em Veneza!
Já sabia de antemão que as condições climatéricas não seriam as melhores nos dias seguintes mas isso nunca é motivo para me estragar férias, o importante é IR e estar lá, o resto é uma questão de adaptação!
Esta não era a nossa primeira visita a Veneza, já tínhamos estado 2 noites em Fevereiro de 2010, na semana que antecedeu o Carnaval, também para daqui sair em cruzeiro! Mas isso é outra viagem que espero colocar aqui mais tarde!
Enquanto aguardamos pela chegada das malas podemos comprar logo bilhetes para os diversos meios de transporte público através destas máquinas:
Desta vez optámos, erradamente, por comprar os bilhetes para o autocarro num balcão, na zona das chegadas! Deveria ter comprado bilhetes da companhia ATVO para o "Venezia Express" que segue do aeroporto para a Piazzale Roma com paragem em Mestre, a que nos interessava, e não da companhia ACTV. Também nos deixou em Mestre mas tivemos que carregar com as malas para dentro do autocarro e ir parando em todas as paragens! Nada confortável! Em termos de preço é o mesmo (2014- €6,00 por viagem)!
Em ambas as visitas a Veneza optei por escolher hotel na cidade de Mestre pois considero a relação qualidade/preço mais vantajosa. O Hotel Plaza tem uma localização excelente, a 10 km do aeroporto, em frente à estação ferroviária de Veneza Mestre e frente a uma paragem de autocarros e de táxis e a 10 minutos de Veneza!
O Hotel sofreu remodelações desde a nossa visita em 2010 mas ficámos num dos andares superiores que ainda não foram melhorados! Mas já se notam bastantes diferenças!
O Hotel parecia estar cheio e a fila para o check-in era grande pelo que tivemos que aguardar bastante tempo. Como o nosso quarto (#706) ainda não estava pronto almoçámos no Soul Kitchen Café que pertence ao Hotel e fica situado junto à recepção!
Após algumas arrumações decidimos seguir para Veneza de autocarro (2014: € 1,30 p/p e percurso). O tempo estava muito cinzento e ameaçando chuva a qualquer instante mas arriscámos começar a nossa caminhada pelas ruelas menos conhecidas de Veneza pois da primeira vez fizemos os percursos mais turísticos!
Veneza é uma cidade que encanta e acho difícil alguém lhe ficar indiferente!
Este foi o nosso itinerário:
Até à ponte da Academia choveu um pouco mas nada que impedisse o nosso passeio mas a partir daqui a chuva tornou-se mais forte e tivemos que nos apressar! Por sorte tínhamos capas plásticas que nos protegeram! Foi pena não conseguirmos aproveitar melhor a caminhada mas vimos o que conseguimos e deixo aqui algumas das fotos possíveis.
Ponte Tre Ponti |
Junto ao Rio de Le Burchielle
Rio Dei Carmini, vista da Calle Forno
Campo Santa Margherita - Zona de Dorsoduro, que foi construída sobre uma camada de subsolo duro e portanto mais estável!
Vista da Ponte dei Pugni, ao fundo a Igreja San Barnaba
Rio San Barnaba e Fondamenta Gherardini
Rio de La Toletta
Vista da Ponte da Academia sobre o Grande Canal. Ao fundo,à direita, Santa Maria della Salute, igreja barroca suportada por mais de um milhão de pilares de madeira!
Vista da Ponte da Academia sobre o Grande Canal
A partir daqui a chuva piorou e tive que guardar a maquina! Caminhámos o mais rápido possível até à Ponte Rialto onde ainda tentei apoiar a máquina para tentar obter uma foto minimamente aceitável mas não foi fácil!
Vista da Ponte Rialto, também sobre o Grande Canal. Esta é uma das zonas mais movimentadas da cidade. A construção desta ponte foi terminada em 1591. Vale a pena parar por aqui para observar o movimento de pessoas e a actividade dos barcos.
A caminhada daqui até à Piazzale Roma, o nosso ponto de partida, foi sempre debaixo de chuva!
Antes de apanharmos um autocarro de regresso a Mestre parámos num pequeno quiosque de comidas e provámos um Rotolini, um tipo de sandwich de crepes enrolados, recheados com alface, tomate, queijo e fiambre! Recomendo! Embora já tivesse anoitecido há algum tempo pouco passava das 18h quando regressámos ao hotel. Descansámos um pouco antes de sair para jantar num restaurante chinês mesmo ao lado do hotel. Má escolha pois a comida não era nada de especial!
E assim terminou o nosso primeiro dia destas férias!
Havia planos para o dia seguinte mas tudo dependeria das condições climatéricas!
Ciao!
Ora cá temos um belo motivo para seguir mais uma excelente viagem virtual...
ResponderEliminarObrigada Tomás por estares desse lado!
EliminarTambém vou ficar no Plaza em Maio antes do cruzeiro às ilhas gregas, recomenda o restaurante do Hotel?
ResponderEliminarObrigada.
Vera Pinto
Olá Vera! Em 2010, quando fiquei a primeira vez neste hotel gostei muito do jantar do restaurante. Desta vez almoçámos lá no dia de chegada mas não achei a ementa muito apelativa. Penso que mais vale experimentar o que eu sugeri. Saindo do hotel vira-se à direita e sobe-se a rua, depois de um pequeno jardim vira-se à direita e o restaurante fica um pouco mais à frente, à esquerda!
EliminarRestaurante Bepi, já está registado na agenda, mais uma vez obrigada.
Eliminar