sábado, 8 de novembro de 2014

Veneza & Cruzeiro - Pádua & Murano - I

Hotel Plaza
Sábado, véspera do cruzeiro, mais invernoso que nos dias anteriores e a estragar os nosso planos!
Tínhamos pensado deixar a visita a Pádua para a manhã do dia de embarque mas tendo em conta as condições climatéricas deste dia que queríamos passar em Veneza, mudámos de ideias.


" Mais conhecida, talvez, como cidade de Santo António, Pádua (Padova) é uma das maiores cidades de arte italiana. Implantada há mais de 3000 anos num meandro do rio Brenta, Pádua apresenta-se hoje como uma cidade elegante e activa, repleta de magníficos exemplos de arte medieval e renascentista..." - Padova Cittá d'Arte (Turismo Padova)

Pádua tem cerca de 212.500 habitantes e é capital da província com o mesmo nome. Localiza-se na região do Veneto, no nordeste do país. Entre outras coisas, a cidade é conhecida internacionalmente por ser a cidade onde Santo António, o famoso franciscano português (também conhecido como Santo António de Lisboa - cidade onde nasceu em 1195) passou parte de sua vida e faleceu em 1231. A data da sua morte, 13 de Junho, é aqui festejada como "a festa del Santo".

Apanhámos o Intercidades para Pádua (ou Padova) às 09:29, que chegou às 09:43. Viagem curta e sempre com a chuva como companhia! Comprámos depois bilhetes de ida e volta para a linha urbana de autocarros/eléctricos que tem uma paragem do lado direito da saída da estação ferroviária. Saímos na paragem SANTO.



Como podem ver pelo mapa, a caminhada da paragem até à Basílica é curta! A visita é gratuita mas é proibido filmar ou fotografar!

Basílica di Sant'Antonio - Plaza del Santo
"Esta exótica igreja com minaretes e cúpulas bizantinas, é também conhecida como "Il Santo". Foi construída a partir de 1232 para abrigar os restos mortais de Santo António de Lisboa, um monge seguidor de São Francisco de Assis. A basílica é bizantina. A cúpula central em forma de cone domina sete cúpulas que a rodeiam. A fachada combina elementos góticos e românicos."
Depois de uma visita ao interior da Basílica decidimos seguir até ao centro e a chuva foi nossa companheira! Por sorte, as ruas da zona comercial tem muitas arcadas, que nos protegeram quando a chuva foi mais forte!
Riviera Businello
Via Umberto I
Junto à Via Umberto I
Piazza elle Erbe e o Palazzo della Ragione (tribunal medieval) 
Piazza dei Signori, rodeada por arcadas com lojas especializadas, cafés e tabernas antigas. Ao fundo o Palazzo del Capitanio, construído entre 1599 e 1605 para o chefe da milícia. A torre incorpora um relógio astronómico datado de 1344 (foto inferior).

Como a chuva não parava decidimos voltar a apanhar o eléctrico e regressar à estação ferroviária! Apanhámos o comboio regional das 13:25 e seguimos até à estação de Venezia S. Lucia!
Parece que a nossa opção de ir adiando o regresso a Veneza deu certo, pois a chuva parou quando lá chegámos e até o sol resolveu espreitar!
Como já passava das 14h quando chegámos não tínhamos muito tempo até o sol se pôr pelo que resolvemos ir até Murano e tentar ver o máximo! Devido à maré alta que assolava a cidade nesta altura, nem todas as linhas de vaporetto estavam a funcionar pelo que tivemos que nos sujeitar ao que fazia o percurso mais longo! Comprámos um bilhete turístico de 24 horas! Saímos da "Ferrovia" pouco depois das 14:40 e chegámos à ilha de Murano às 15:45! Levou mais tempo do que estávamos à espera mas aproveitámos para apreciar a paisagem e um lado menos turístico de Veneza! Pelo mapa dá para ver bem a volta enorme que demos!

Nada melhor do que exemplificar com algumas fotos o que vimos durante este longo percurso, começando logo pelos navios de cruzeiro que estavam no porto! E a vontade de embarcar aumentou ainda mais! O Ocean Princess também já estava no porto mas não o conseguimos ver daqui!

Splendour of the Seas - RCC

MSC Preziosa
O casario da Fondamenta Zattere al Ponte Lungo
Igreja Sta. Maria del Rosario mais conhecida como Gesuati
As cúpulas da Basílica di Santa Maria della Salute e o Campanile da Plazza San Marco
Piazza San Marco - à esquerda "La Zecca", por trás o Campanile e à direita o Palazzo Ducale
Hotel Danieli, mesmo a seguir à Piazza San Marco, na Riva degli Schiavoni
Riva degli Schiavoni
Navio Michelangelo, da Croisi Europe, com capacidade para 148 passageiros.


Contornámos Sant'Elena e continuámos por S. Pietro Certosa, uma zona de Veneza menos
turística e muito menos conhecida da maioria dos visitantes!
Hospital (Ospedale)  SS. Giovanni e Paolo
Passámos junto ao cemitério San Michele (cemitério de Veneza desde 1807), antes de chegar à ilha de Murano! Descemos na primeira paragem, Colonna!

A visita a Murano fica para o próximo post pois este já vai longo!




3 comentários:

  1. De Padua o que recordo (e retenho) foi uma animada conversa com um monje que ficou encantado quando soube que eramos portugueses, logo da mesma nacionalidade que o Santo António e que terminou com uma benção ao nosso futuro casamento. Deve ser por isso que ainda estou casado, fui abençoado pelo Santo!lol De resto soube bem rever locais que estavam apagados da minha memoria!

    ResponderEliminar
  2. Que este blogue sirva, não só para vos levar a conhecer novos sítios, mas também a revisitar e avivar memórias de viagens!

    ResponderEliminar