Vamos lá então visitar Murano!
Murano é um arquipélago formado por sete ilhas, duas delas artificiais, com cerca de 5 500 habitantes e situa-se por detrás de Veneza. É um centro da indústria vidreira desde 1291, quando as fornalhas e os artesãos se mudaram para aqui, depois de abandonarem a cidade por causa do risco de incêndios e dos efeitos do fumo! Algumas das casas construídas sobre a água datam deste período. Nos séculos XV e XVI Murano era o principal centro de produção de vidro da Europa e hoje é principalmente pelos trabalhos de vidro que é visitada! Não foi o nosso caso! Visitámos por curiosidade, da mesma maneira que era nossa intenção ir também a Burano! Em Murano pode visitar-se o Museo Vetrario e também alguma das fábricas para assistir ao processo de fabrico do vidro! Como chegámos tarde não perdemos tempo com nenhuma destas visitas, ficará, quem sabe, para uma próxima vez!
Como devem imaginar as lojas que vendem todo o tipo de artigo, em vidro ou cristal, estão por todo lado, quase porta sim, porta sim!
Iniciámos o passeio pelas margens do Rio dei Vetrai, tendo do lado esquerdo a Fondamenta com o mesmo nome e do lado direito a Fondamenta Daniele Manin!
Passámos depois a ponte Longo sobre o canal D. Angeli e caminhámos um pouco pela Fondamenta Cavour. Depois de ver tanta loja com tudo e mais alguma coisa feita em vidro/cristal acabámos por entrar numa para comprar uma pequena gôndola de vidro preto com 2 corações vermelhos no topo ! Richiamo di Murano!
Campo Santo Stefano e a igreja com o mesmo nome. No centro a escultura de vidro de Simone Cenedese! |
Por sorte ainda são poucos! Pode ser que a moda não pegue.... |
Canale D. Angeli |
Ao fundo a igreja di San Stefano |
Ponte Longo |
Cometa di Vetro de Simone Cenedese, Campo Santo Stefano |
Nalguns locais de Murano encontram-se expostas esculturas de vidro! |
E como já era noite estava na hora de regressar pois não sabíamos se a viagem seria pelo mesmo percurso!
Voltámos à paragem Colonna e apanhámos o vaporetto por volta das 17:30! Por sorte, desta vez o percurso foi pelo lado oposto, tendo sido bem mais rápido. Saímos na paragem da Piazzale Roma de onde apanhámos o autocarro de regresso a Mestre!
Para terminar a noite nada como voltar onde se comeu tão bem....ao Ristorante da BEPI venesian! E não nos arrependemos, pelo contrário!
Presunto di Parma |
Fritada mista A minha escolha recaiu num Risotto al nero di seppia, uma delícia! |
Muito bom, venham mais episódios!
ResponderEliminarObrigada José...! Muitos episódios a caminho!
ResponderEliminarAdoro estas viagens virtuais... Que saudades que tinha dos teus relatos
ResponderEliminarTomás, eu também já tinha muitas saudades de fazer relatos!
ResponderEliminar