sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Veneza & Cruzeiro - Burgas/Nessebar (Bulgária)


A caminho da Bulgária.....! На път за България!

Durante a noite e após a entrada no Mar Negro, o Ocean Princess navegou em direcção à costa da Bulgária e ao próximo porto, Nessebar. Notámos que o navio balançava mais do que nas noites anteriores pois o vento estava mais forte. 
Separada da Roménia a norte, pelo Danúbio, abrindo-se a leste sobre o mar Negro, rodeada a oeste pela Sérvia e Macedónia e a sul pela Turquia e Grécia, a Bulgária é um país quase quadrado, com cerca de 500 km por 300 km. A sua capital é Sófia.
Em 2014, os principais sectores da economia búlgara foram a indústria (23,5 %), o comércio grossista e retalhista e os serviços de transportes, alojamento e restauração (21,3 %) e a administração pública, a defesa, a educação, a saúde e os serviços sociais (13,2 %).

Capital: Sófia   /   Superfície: 111 002 km²   /   População: 7 245 677 habitantes (2014)

População em % da população total da UE: 1,4 % (2014)   

PIB: 42,011 mil milhões EUR (2014)

Língua oficial da UE: búlgaro   /   Sistema político: república parlamentar

Adesão à UE: 1 de janeiro de 2007   /   Moeda: Lev búlgaro (BGN)

 



















 



As previsões climatéricas para Nessebar eram de céu muito nublado com alguns aguaceiros, temperatura mínima de 12º e máxima de 14º. O Ocean Princess deveria ancorar em frente a Nessebar por volta das 08:00. Mas o vento forte não ofereceu as condições de segurança necessárias para desembarcar os passageiros para os botes que os levariam a terra e o comandante Stringer pediu autorização para atracar no porto de Burgas, o maior porto da Bulgária. 
Burgas, a 2ª maior cidade da costa búlgara do Mar Negro e a 4ª maior do país, a seguir a Sófia, Plovdiv e Varna. 

 Na altura não sabíamos a que distância estávamos de Nessebar e nem o que haveria para ver em Burgas. À primeira vista não parecia muito interessante e o dia cinzento e chuvoso também não ajudava.

Um autocarro levou-nos do navio até à saída do porto. Fomos aconselhados, com antecedência, a ter o passaporte connosco pois poderia ser necessário aqui na Bulgária. Fotocópias não seriam aceites.
Decidimos caminhar e ver o que nos reservava a cidade. Tivemos como companhia um português e a sua esposa de nacionalidade inglesa. Seguimos pela rua principal, ladeada por edifícios antigos, lojas e alguns cafés e cortámos depois para uma transversal, também pedestre que termina junto ao enorme parque da cidade, que ladeia toda a orla marítima. Trocámos 20 euros (39,02 Lev) num banco e foi necessário mostrar passaporte e preencher um documento que levou 2 carimbos e 2 assinaturas de funcionários. Muita burocracia!





Conheço este símbolo de qualquer lado....


Depois de caminharmos por algumas das ruas decidimos sentar-nos numa esplanada, beber um café e utilizar a internet. À saída do porto os taxistas tinham tentado convencer-nos a  ir até Nessebar mas tínhamos recusado. Ao ver que nada mais havia para ver começámos a reconsiderar a hipótese de fazer a viagem até à cidade que deveríamos estar a visitar. O outro casal concordou e decidimos regressar ao porto para apanhar um táxi. Era quase meio-dia mas a saída seria só as 18:00.

 Ao chegarmos junto à Estação dos comboios e autocarros vimos que a viagem poder-nos-ia sair bem mais barata.
Apanhámos um autocarro por 6 lv. (€ 1,95) que nos deixou na cidade de Nessebar cerca de 40/45 minutos mais tarde, depois de fazer algumas paragens pelo caminho. De Burgas a Nessebar são cerca de 36 kms.
Nessebar é a maior cidade de veraneio do Mar Negro, conhecida também como "Pérola do Mar Negro" ou " Dubrovnik da Bulgária". Sendo o principal destino turístico do Mar Negro, é uma zona muito popular, com vários resorts de praia. O maior deles é Sunny Beach, a norte da cidade.
A parte antiga da cidade está situada numa península (anteriormente uma ilha) ligada ao continente por um istmo artificial. A abundância de construções históricas levou a que a UNESCO a incluísse na lista de Património Mundial em 1983. O autocarro deixou-nos no centro da cidade e caminhámos algum tempo até à cidade antiga.



  À entrada da cidade antiga um dos seus símbolos, um antigo moinho.


Estátua de S. Nicolau

Fortificações à entrada




Igreja de Cristo Pantocrator





Ruínas da velha Igreja Metropolitana
As típicas casas de madeira


























Caminhámos pelas ruas da antiga Nessebar durante uma hora. O local estava praticamente deserto com a maioria dos cafés, restaurantes e lojas fechados. Uma senhora disse-me que o "Ocean Princess" seria o último navio da temporada a ancorar junto à cidade. Provavelmente, ao saberem que o navio tinha sido obrigado a atracar em Burgas, decidiram não abrir o comércio! Acredito que num dia de sol a cidade velha tenha outro encanto. Regressámos ao centro da cidade para aguardar o autocarro. Não éramos os únicos. Um taxista local ofereceu-se para nos levar ao porto de Burgas pelo mesmo preço do autocarro e nem pensámos duas vezes! Chegámos ao navio antes das 16h e com chuva! O lanche foi para nós o almoço que não tínhamos tido! Depois descansámos um pouco antes de nos prepararmos para o jantar e mais um espectáculo!






Showtime: "What a Swell Party"

Com a chegada a Constança (Constanta) prevista para as 06:00h tivemos que recolher ao camarote mais cedo para descansar para o longo dia que teríamos pela frente.

Durante a noite o "Ocean Princess" navegou junto à costa da Bulgária, pelo Mar Negro, em direcção a norte e à Roménia. O Mar Negro cobre uma área de 436 400 Km2 e uma profundidade máxima de 2 212m. Em tempos idos, antes dos Gregos colonizarem a área envolvente do Mar Negro, era conhecido por "Mar Inóspito", devido às dificuldades de navegação causadas pelas "tribos selvagens" que viviam ao longo da costa, tornando o desembarque extremamente perigoso. 

Boa noite (ainda em búlgaro)! Лека нощ!



Sem comentários:

Enviar um comentário