sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Veneza & Cruzeiro - Verona

O dia amanheceu cinzento e chuvoso! A ideia inicial era passar o dia em Veneza pois nos dias seguintes (por ser fim-de-semana) haveria mais confusão. Decidimos arriscar, esperar que o tempo melhorasse e deixar Veneza para o dia seguinte... Assim sendo decidimos ir até Verona, a segunda maior cidade da região Véneto (depois de Veneza), centro de comércio e uma das mais prósperas cidades do Norte de Itália! Está localizada a cerca de 110 km de Mestre.

Colocámos o despertar para as 07:00h (detesto acordar cedo) e depois do pequeno-almoço (onde se ouvia falar mais brasileiro que italiano) fomos até à estação ferroviária, do outro lado da rua e comprámos bilhetes para Verona. Embora fosse mais caro, optámos por escolher o comboio da Frecciabianca, com saída às 09:02 e que só levaria 58 minutos até Verona. As outras opções eram mais baratas mas também mais lentas, levando o comboio regional cerca de 2 horas a chegar.

Para conhecer o centro histórico, o aconselhável é sair na estação Porta Nuova e depois apanhar um autocarro para a paragem Arena (ATV Verona).

E foi este o itinerário que fizemos a partir das 10:40 e até pouco depois das 15:00h, numa caminhada de cerca de 6 km.

Começámos por parar em frente à Arena, na Piazza Bra para fazer algumas fotos!
Jardim da Piazza Bra
"A Paz é um direito universal, inviolável e inalienável"
Palazzo de la Gran Guardia - Piazza Bra
Piazza Bra - Arena e Palazzo Barbieri

O anfiteatro romano de Verona (conhecido como Arena), foi construído fora da cidade romana e terminado em 30 d.C. (séc. I da era moderna). É o terceiro maior do mundo, depois do Coliseu de Roma e do Anfiteatro de Santa Maria Capua Vetere, perto de Nápoles!
Monumento aos Caídos pela Liberdade -Piazza Bra
Piazza Bra
Museu Maffeiano na Via Roma
No final da Via Roma encontramos o Castelvecchio, castelo mandado construir por Cangrande II, entre 1355 e 1375.

Castelvecchio

Arco dei Gavi, nas margens do rio Adige
"O Ádige (Adige em italiano ou Etsch em alemão) é um rio localizado na parte nordeste da Itália, o segundo maior, depois do rio Pó; a sua bacia hidrográfica é a terceira em extensão no país, depois das bacias dos rios Pó e Tibre. Banha Merano, Bolzano, Trento e Verona, atravessa a planície da Lombardia e desagua no mar Adriático."

As chuvas intensas dos últimos dias aumentaram o caudal e o nível do rio Adige.
Nesta foto a ponte Vittoria!
Neste video pode ver-se bem a força da água!

Ponte Scaligero (medieval), elemento das defesas de Castelvecchio

Pátio da Igreja de San Lorenzo
Por esta altura já estávamos encantados com esta cidade que nos surpreendeu pela positiva. Uma cidade que respira história a cada esquina! Claro que o pouco tempo que tivemos não deu para ver muito mas a parte antiga de uma cidade é para mim o mais interessante! Uma cidade onde gostaria de voltar num bonito de dia de sol e céu azul!

Continuemos então o nosso passeio por Verona, a cidade de Romeu e Julieta!
Porta Borsari

Piazza Erbe, que deve o nome ao antigo mercado de erva da cidade.
Uma das muitas esplanadas. Esta na Via Fogge, transversal da Via S. Anastasia
Igreja Sant'Anastasia, com o seu portal gótico
Chegámos mais uma vez junto às margens do rio Adige e aqui deliciei-me com a paleta de cores outonais que nos rodeava! Se tivesse mais tempo teria ficado por aqui a apreciar a paisagem!

Via Riva

Sobre a Ponte Pietra

Via Ponte de Pietra
Detalhes de um canteiro
Traseiras da Igreja Sant'Anastasia
Via Sottoriva
Estátua de Garibaldi na Piazza Indipendenza
Algumas imagens da Piazza Erbe onde voltámos para petiscar pois a fome já se fazia sentir!

Da Piazza Erbe seguimos pela Via Cappello até à Casa di Giulietta (Casa de Julieta). Quem não conhece a história trágica de Romeu e Julieta, dois jovens apaixonados pertencentes a famílias rivais (os Capuleto e os Montagues na peça de Shakespeare)? Luigi da Porto foi o autor da novela (1520) que continha a história que mais tarde foi utilizada por William Shakespeare para a sua tragédia (1591-1595).
Giulietta
Diz-se que Romeu subiu à varanda da Casa de Giulietta, Via Cappello, nº 27 (uma pensão do século XIII que foi restaurada). Pode subir-se à varanda mas não o fizemos.

Segundo o jornal Público, edição de 20 de Agosto de 2014: "A autarquia já pôs polícia no concorrido edifício no centro da cidade e aplicou multas a quem escrevesse nas paredes. Mas nada contém os rabiscos dos casais...A autarquia propõe agora uma nova fórmula para o amor eterno: uma selfie em vez de um grafito. O monumento da cidade, visitada por mais de dois milhões de turistas todos os anos é tão conhecido por ter a varanda onde Romeu e Julieta namoravam como por ter as paredes cobertas de assinaturas, corações e papelinhos com promessas de amor que se tornaram impossíveis de remover. "
Para o caso de terem ficado na dúvida....só tirámos fotos, nem sequer foram selfies!!!

Continuámos pela Via Cappello e chegámos à Via Leoni que dá acesso à Ponte Navi. Nesta Via estão algumas ruínas romanas, entre elas a da Antiga Porta Leona.

Frente à Ponte Navi encontra-se a Igreja San Fermo.
Margens do Rio Adige junto à Ponte Navi
Seguimos depois até à ponte seguinte, a Ponte Aleardi e a partir daqui andámos um pouco perdidos a tentar encontrar a "Tomba di Giulietta"! Depois de andar para trás e para a frente lá demos com a rua certa!

O túmulo conhecido como Tomba di Giulietta encontra-se numa cripta, sob o claustro da Igreja de San Francisco al Corso, na Via del Pontiere.
Achei o preço dos bilhetes para visitar o túmulo muito caros e optámos por só tirar umas fotos na zona exterior.

Regressámos ao ponto de partida de onde voltámos a apanhar o autocarro para a estação ferroviária de Puorta Nuova.
Comprámos bilhetes para o comboio das 15:29 para Mestre que partiu com 20 minutos de atraso. Chegámos 1 hora depois, já com chuva, pelo que optámos por ficar no hotel.

À noite perguntámos a um dos recepcionistas se havia algum restaurante em Mestre que ele nos recomendasse e que não fosse muito longe para o caso de voltar a chover. Ele deu-nos o nome de dois (para além do do próprio hotel, claro) e optámos pelo Ristorante da BEPI venesian, que se revelou uma excelente escolha! Recomendo a quem se hospede por Mestre e queira desfrutar de uma excelente refeição!
Só para abrir o apetite...!