sábado, 15 de novembro de 2014

Veneza & Cruzeiro - Constança/Bucareste (Roménia) - II

Chegámos ao restaurante por volta das 12:40. Foi-nos servido um aperitivo, sopa e o prato principal. Menos de uma hora depois já estávamos de saída pois não havia tempo a perder.

Seguimos para a visita seguinte, à "Village Museum" ou Muzeul National al Satului „Dimitrie Gusti”. O museu está situado junto ao lago Herăstrău, no centro da cidade. Aqui encontramos uma autêntica aldeia romena, rica em monumentos e artefactos, (séculos XVII - XX) representativos das construções originais das distintas regiões etnográficas. Foi inaugurado em 1936 mas esteve fechado entre 1940 e 1948.

O tempo para a visita não foi muito pois ainda faltava fazer a panorâmica pela cidade e uma última paragem.

A ligar a Piata (Praça) Victorei à Piata Presei Libere está a avenida Sos Kiseleff. No meio da avenida um Arco do Triunfo à imagem e semelhança do de Paris e que comemora a unificação do país.

Biserica Alba (White Church)
Biblioteca da Universidade Central

Estátua de Carol I, primeiro rei da Roménia
A Praça da Revolução e o Memorial do Renascimento, construído no lugar onde o último ditador comunista, Ceausescu, foi derrubado em Dezembro de 1989

A última visita do dia foi à Catedral e Palácio do Patriarcado. Desde 1997, patriarcado da Igreja Ortodoxa Romena.

Terminámos a visita pouco depois das 15:30, regressámos ao autocarro e iniciámos a viagem de regresso a Constança.

Durante toda a visita deparamo-nos com muitas palavras que quase pareciam escritas em português e que entendíamos! Mas afinal que língua se fala na Roménia? Fala-se romeno, claro! Mas a língua romena pertence ao grupo de línguas românicas (que tiveram origem no latim), tal como o italiano, o francês, o espanhol e o português, entre outras.

Algumas palavras romenas traduzidas para português:

Eu (lê-se Eú) = Eu
Unde este statia de metrou = Onde fica a estação de metro
Unu, doi, trei = Um, dois, três
Când = Quando
Unde = Onde
Ambulanţă - Ambulância
Spital = Hospital
Poliţia = Polícia
Al meu = Meu

A viagem de regresso foi aproveitada para descansar e para ouvir mais algumas explicações do excelente guia que nos acompanhou.
Chegámos cansados mas felizes por termos decidido fazer esta excursão! Valeu cada euro que pagámos!
O Ocean Princess  deixou o porto de Constança por volta das 19h!
Până la o zi România! Até um dia Roménia!

Fomos dos primeiros a chegar ao restaurante por isso é que nas fotos parece que estamos sozinhos...mas não! E antes que fiquem a pensar que estávamos esfomeados esclarecer que não comemos tudo o que aparece aqui!!! Tirei algumas fotografias às escolhas do casal português que nesta noite se juntou a nós!

De seguida fomos assistir ao show de Caroline Dennis, que tinha sido anteriormente cancelado devido a um mal-estar da artista. Caroline foi anunciada como "one-woman show" o que corresponde totalmente à verdade. Sozinha em palco, dançou, cantou, tocou piano e divertiu-nos! Uma excelente maneira de terminar este longo dia!

O dia seguinte seria de navegação pelo que poderíamos aproveitar para levantar mais tarde e descansar!
Durante a noite deixámos o Mar Negro para trás e voltámos a atravessar o Estreito do Bósforo em direcção ao Mar de Mármara.

Até amanhã! Ne vedem mâine!