segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Ásia 2015 - Faro/Lisboa/Singapura

"Haja saúde para retomar projectos e sonhos que os percalços da vida nos fazem alterar ou suspender!" - Novembro 2014


Esta foi uma das frases com que iniciei o relato da viagem do ano passado e achei que fazia todo o sentido fazer parte do deste ano! 


Pensei inicialmente em voltar ao itinerário que estava planeado mas depois decidi fazer algumas alterações. O ano passado o cruzeiro seria no final da viagem mas este ano optei por fazê-lo no inicio, pois só existiam 2 datas para o itinerário que me interessava e a outra era já em meados de Dezembro. Optei também por limitar a viagem a Singapura e Malásia, deixando a Indonésia para uma outra oportunidade! Depois de as datas e o itinerário base estarem definidos era altura de reservar o voo de ida e volta. Prefiro marcar com alguma antecedência, mesmo sabendo que às vezes os preços até baixam, mas quando temos datas definidas é preferível não arriscar! Levei algum tempo a pesquisar os preços e os horários de várias companhias e, na altura, a Turkish Airlines era uma das que apresentava o preço mais baixo. Acabei por não reservar porque a escala em Istambul era longa (na altura só havia um voo entre Lisboa e Istambul) e seguiam-se depois quase 11 horas de voo! A escolha recaiu, mais uma vez, sobre a Emirates, pois embora o preço não fosse dos mais baixos tinha outras vantagens: a escala na ida era curta, os dois voos não seriam longos, podíamos utilizar os 10% de desconto sobre o preço de tarifa oferecido aos sócios do Benfica e no regresso poderíamos voltar a pernoitar no Dubai. E assim, em Junho, os voos estavam reservados: Lisboa/Dubai/Singapura - Kuala Lumpur/Dubai (estadia)/Lisboa.
O passo seguinte foi a reserva do cruzeiro da Royal Caribbean, aproveitando as duas promoções em vigor, os 50% de desconto no 2º passageiro e $200 de crédito a bordo.
A partir do momento que os voos e o cruzeiro estavam reservados foi começar a delinear o resto da viagem, marcar voos internos e escolher os hotéis! 
E este foi o itinerário da nossa viagem:
  • 02.11 - Faro/Lisboa de carro
  • 03/11 - Lisboa/Dubai/Singapura (04/11)
  • 05/11 - 12/11 - Cruzeiro "Mariner of the Seas"
  • 12/11 - 15/11 - Singapura
  • 15/11 - 19/11 - Langkawi (Malásia)
  • 19/11 - 22/11 - Kuala Lumpur (Malásia)
  • 22/11 - 24/11 - Dubai
  • 24/11 - Dubai/Lisboa - Faro

Com alguma preocupação fiquei a saber, algumas semanas antes da partida, que desde Setembro, que Singapura, Malásia, Tailândia e Filipinas estavam a ser afectadas pelo fumo proveniente de algumas ilhas da Indonésia. Este fumo foi provocado pelos incêndios em florestas e terras agrícolas, muitos deles provenientes de queimadas, uma técnica primitiva ilegal utilizada para limpar e fertilizar a terra, principalmente a das plantações de óleo de palma e produção de pasta de papel. Os cientistas também consideram que o fenómeno climático "El Niño", que provoca uma seca maior que o normal, contribui para o alastrar destes incêndios florestais. Aguardava-se que a chuva, que era esperada no final do mês de Outubro, pudesse ajudar.

Fui acompanhando a situação mas estava ciente de que o mais certo era encontrarmos uma paisagem um pouco diferente da esperada. No entanto a situação alterava-se de dia para dia e até de hora para hora. O mais importante seria os níveis de poluição do ar não estarem em valores muito fora do normal! 

As seguintes imagens foram retiradas da internet e ilustram a situação referida. A primeira é de um dos dias em que Singapura foi mais afectada, ainda durante o mês de Setembro.      


       

Na Segunda-Feira, 2 de Novembro, deixámos o Algarve para trás, atravessámos o Alentejo ainda com o sol a espreitar entre as nuvens mas chegámos a Lisboa debaixo de chuva. Marquei para este dia uma consulta a que tinha que ir e depois de almoço fomos até ao hotel, o Holiday Inn Express Lisboa aeroporto. Optámos por este hotel pelo seu preço e localização, a 5 minutos de carro do aeroporto. A noite ficou por 55,00€ e com pequeno-almoço incluído.


Holiday Inn Express Lisboa Alfragide

Um pouco mais tarde fomos até ao aeroporto para esperar a chegada de um primo meu que reside na Alemanha e conhecer o seu primeiro filho. 
À noite fomos ter com alguns amigos e já que vamos para a Ásia nada melhor do que jantar num restaurante tailandês e começar a habituar o palato aos sabores! 
A companhia foi excelente e a comida do restaurante Siam Square não ficou atrás! 


No dia seguinte, Terça-feira, 03/11, saímos do hotel e fomos até ao aeroporto, onde eu e a minha cunhada ficámos com a bagagem enquanto eles iam deixar os carros no local onde ficariam guardados as 3 semanas.
Antes das 11h estavam de volta e seguimos então para os balcões de check-in da Emirates. Como já tinha o check-in online efectuado o processo não foi demorado. As malas já iam bem pesadas mas também não é fácil organizar e escolher roupa para tantos dias, principalmente quando também se faz um cruzeiro. Felizmente a Emirates permite 30 kg por pessoa...



 



















 















Embora tenha reservado os lugares com bastante antecedência, quando fiz o check-in online reparei que o meu irmão e a minha cunhada tinham sido mudados de lugar. Não percebi nem cheguei a saber o que aconteceu!
Mais uma vez voámos em cima da asa...já é tradição!!!




Eu e alguns amigos temos por hábito seguir as viagens uns dos outros e desta vez fui eu a seguida! Seguem-se algumas das fotos que foram sendo publicadas no FB durante o nosso voo entre Lisboa e o Dubai.

Cerca de uma hora depois de levantarmos voo de Lisboa, foi-nos servido o almoço!











E cerca de 7h 20m mais tarde (1h10m locais - 04/11) estávamos a aterrar no aeroporto. Gostava de conseguir dormir a maior parte da viagem mas isso nunca acontece! Com o voo seguinte para as 03:15 o tempo foi apenas o suficiente para esticar as pernas com uma caminhada pela zona comercial, perto da porta de embarque! Tenho sempre algum receio destas escalas curtas pois há um risco acrescido de que as malas não sigam!
Vamos lá então a mais um voo, de cerca de 7h, até Singapura, no continente asiático! Esta foi a minha estreia e também a do Carlos, a bordo de um Airbus A380-861, um aparelho de 2 andares. Tem quase 73m de comprimento, 24,10m de altura e 79,80m de envergadura e pode transportar cerca de 500 passageiros. Segue-se uma foto que retirei da internet para vos dar uma ideia do aspecto deste avião!

Seguem-se algumas fotos que os seguidores colocaram! Desta vez foram menos porque parte do voo foi feito durante a madrugada portuguesa. No Dubai eram mais 4 horas que em Portugal e em Singapura a diferença seria de 8h. A bordo podemos ter acesso a internet gratuita durante um determinado espaço de tempo, e paga depois, mas a preços bem acessíveis. 



Não sei se tomei o pequeno-almoço, se almocei ou jantei! 13:10 - hora de Singapura/ 09:10 - hora do Dubai / 05:10 - hora de Portugal. A 1h 25m de aterrar!




Singapura à vista!
  


Singapura é uma das cidades-estado mais modernas e avançadas do mundo. Localiza-se na ponta sul da Península Malaia e é constituída por 63 ilhas, incluindo a ilha de Singapura. Está separada da Malásia pelo estreito de Johor, ao norte, e das Ilhas Riau (Indonésia), a sul, pelo Estreito de Singapura.
Apresenta o maior Índice de Desenvolvimento Humano dos países asiáticos (9º melhor do mundo em 2014). O território está muito urbanizado mas mesmo assim quase metade dele está coberto por vegetação. Tem cerca de 5 milhões de habitantes, dos quais 2.91 milhões nascidos aqui. A maioria da população é descendente de chineses, malaios e indianos. São quatro as línguas oficiais: inglês, chinês, malaio e tâmil. Há muitos mais dados interessantes sobre Singapura que poderão encontrar compilados na Wikipedia




Aeroporto Changi - Singapura:
Inaugurado em 1955 é o mais importantes aeroporto do Sudeste asiático e um dos mais movimentados da Ásia. Fica situado na zona de Changi, na extremidade oriental, a cerca de 17 km da zona de Marina Bay. Em 2015 foi considerado o melhor aeroporto do mundo pela Skytrax. Em 2014 passaram por este aeroporto aproximadamente 54,1 milhões de passageiros.  Tem 3 terminais que são ligados gratuitamente pelo Skytrain  em 4 minutos, entre as 05:00 e as 02:30, com intervalos de 2 minutos. Há também um serviço gratuito de autocarros que liga os terminais com intervalos de 15 minutos.

                   
Trocámos dinheiro no aeroporto - 1€ = 1,51$ (dólar de Singapura)

A partir do aeroporto é fácil aceder ao centro, seja através dos transportes públicos, táxis ou até de limusina! 

Comboio/train: Pode aceder-se à estação de comboios, a pé, a partir dos terminais 2 e 3. 

Autocarro público - os autocarros 36/36A seguem para a cidade.



Taxis - estão disponíveis na zona das chegadas de cada terminal. A viagem leva cerca de 30 minutos e custa entre $20 e $40, de acordo com o taxímetro, mas existe uma taxa extra nas saídas com origem no aeroporto .



Limusinas & táxis 7 lugares - na zona das chegadas existe um balcão onde se pode pedir o táxi (Ground Transport Desk). O preço é fixo, seja qual for o percurso, dependendo apenas do tipo de táxi e do horário ($55 - $60 + $ 15 por paragem adicional).



No nosso caso, sendo 4 pessoas, com 4 malas grandes e 4 trolleys optámos por pedir um táxi de 7 lugares que nos custou $60. Se tivéssemos optado por 2 táxis a viagem poderia ter ficado mais barata.

Quando comecei a organizar a viagem pensava que o terminal de cruzeiros era em Harbour Front e só depois de já ter escolhido o hotel para esta primeira noite é que verifiquei que esse é o antigo, sendo o novo terminal o Marina Bay Cruise Center (MBCCS), inaugurado oficialmente em Outubro de 2012. Acabei por não alterar o hotel pelo facto de ficar bem perto da Ilha de Sentosa o que nos permitiria visitá-la na manhã do embarque.
O calor é muito e sente-se logo à chegada! Podem até estar pouco mais de 30º mas a sensação térmica é de quase 40º. É um calor sufocante e húmido!
Chegámos ao Bay Hotel Singapore por volta das 16h, fizemos o check-in e felizmente pedimos para deixar as malas grandes guardadas pois ficaríamos só uma noite! Os quartos que nos atribuíram (standard) eram minúsculos e só cabíamos nós e os trolleys. 



O hotel está localizado quase em frente ao Vivo City, um enorme centro comercial que, por sua vez, está em frente à Ilha de Sentosa! Quando se entra na zona das lojas sente-se um choque térmico pois as temperaturas estão sempre muito baixas! O corpo acaba por se habituar mas sinceramente acho que não havia necessidade de tanto frio! Caminhámos pelas zonas interiores e exteriores e pelo Harbour Front, onde acabámos por jantar no "The Chop House"! Comer em Singapura não é barato, muito menos numa zona destas. Ao preço que vemos nas ementas temos que acrescentar o imposto e a taxa de serviço!



Ao fundo a ilha de Sentosa


O teleférico que liga a estação de Harbourfront à de Sentosa

O monorail que liga Vivo City a Sentosa






Depois de mais umas voltas acabámos por decidir ir até à Ilha de Sentosa pois uma viagem de ida e volta no Sentosa Express, o mono rail que pára em 3 estações, custava apenas $4.
Sentosa significa paz e tranquilidade na língua malaia, mas não será isso que os 5 milhões de pessoas, que por aqui passam anualmente, procuram nesta ilha resort de 5 km2! As atracções incluem uma praia de 2 km, o Forte Siloso, campos de Golfe, hotéis de 5 estrelas, um parque de diversões da Universal Studios, etc. 
A ilha chegou a ser uma fortaleza militar britânica, uma base militar, uma base da Força Naval, etc. Em 1970 o governo decidiu tornar a ilha num resort para turistas e visitantes locais tendo passado a chamar-se Sentosa em 1972. 

Saímos na última paragem, a Beach Station e caminhámos até à Siloso Beach, a praia mais ocidental da ilha! Com tanto calor,não resistimos e fomos molhar os pés!





Subimos depois em direcção ao Merlion Walk!










O Merlion, uma figura mítica de 37 metros, metade leão, metade peixe, é o guardião da prosperidade de Singapura e personifica a sua história como cidade portuária.



Por esta altura eram já 21h e o cansaço fazia-se sentir. Há quase 27 horas que tínhamos saído do hotel em Lisboa! Apanhámos o monorail na estação mais próxima e regressámos a Vivo City e depois ao Hotel!

O dia seguinte seria para regressar a Sentosa de manhã e seguir depois para o terminal de cruzeiros onde o "Mariner of the Seas" estaria à nossa espera!

E agora são horas de dormir, sem jet lag, espero! 



3 comentários:

  1. Saudamos o regresso das experiências partilhadas e cá estamos ansiosos pela continuação da viagem. Beijos com muito carinho e amizade!

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  2. Relatos que mais parecem guias de viagem. Parabéns pela partilha
    Xanato

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