quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Ásia 2015 - Singapura - embarque "Mariner of the Seas"


Foto: www.aseancruising.com
Chegados ao terminal de cruzeiros, entregámos a bagagem e dirigimo-nos ao interior para iniciar os procedimentos de embarque. Pelo facto de este ser o terceiro cruzeiro a bordo da Royal Caribbean, éramos membros Gold da "Crown & Anchor Society" e já tínhamos direito a alguns privilégios. O nosso check-in foi muito mais rápido pois não tivemos que aguardar pela chamada para embarque. Perdemos algum tempo no controle de passaportes mas às 13:50 já estávamos prestes a entrar no "Mariner of the Seas".
















Todos aqueles que já fizeram um cruzeiro sabem o que se sente antes de embarcar. Os metros que separam o porto do navio são feitos com ansiedade, até parece que é a primeira vez. Tiram-se fotografias, aponta-se o dedo para as malas que estão a ser transportadas para o interior esperando que elas cheguem ao camarote o mais rápido possível. Sorrimos e cumprimentamos os primeiros membros da tripulação! Passamos o primeiro controle de cartões (Seapass card) e entramos! E a ansiedade termina, já estamos no interior. Se não conhecemos o navio tudo será novidade, se conhecemos é bom rever, verificar se está tudo na mesma. No meu caso não conhecia o navio mas tinha feito um cruzeiro no "Adventure of the Seas" que é da mesma classe e  portanto igual. Encontram-se algumas diferenças na decoração e lá andei eu a dizer, no Adventure é igual, ou diferente, ou parecido, etc! Mas irei falando das semelhanças e diferenças ao longo do cruzeiro. 

E antes de seguir falta apresentar o navio e o itinerário deste cruzeiro:

O "Mariner of the Seas" é um dos cinco navios da Classe Voyager da Royal Caribbean, criada em 1999. Os outros são o "Adventure of the Seas", o "Explorer of the Seas", o "Navigator of the Seas" e o "Voyager of the Seas". Algumas características diferenciam os navios desta classe, como é o caso da Royal Promenade, pista de gelo, discoteca para adolescentes, etc. 

Ano de Construção: 2003   /     Capacidade Total: 3114
Velocidade de Navegação: 22 nós  /  Bandeira/Nacionalidade: Bahamas
Número de Tripulantes: 1185  /  Nº de Decks: 15
Número de Camarotes: 1557  /  Nº Camarotes interiores: 618
Nº de Camarotes exteriores: 939  /  Nº Camarotes c/ varanda: 765 
Comprimento: 311 metros  /  Largura: 48 metros  
Nível de serviço (ratio passageiros): 3:1  / Espaço a bordo: Excelente 44:1 
Tonelagem: 138000 toneladas

Itinerário:
  • 05/11 - Singapura - Saída 17:00
  • 06/11 - Port Klang (Malásia) - 08:00 - 17:00
  • 07/11 - Penang (Malásia) - 08:00 - 17:00
  • 08/11 - Langkawi (Malásia) - 08:00 - 18:00
  • 09/11 - Phuket (Tailândia) - chegada às 08:00
  • 10/11 - Phuket (Tailândia) - saída às 20:00
  • 11/11 - Navegação
  • 12/11 - Singapura - chegada às 08:00

Fomos directamente ao camarote para deixar os trolleys e regressámos à zona da porta por onde tínhamos entrado para esperar pelo meu irmão e pela minha cunhada mas como eles demoravam acabei enviando um sms. Afinal eles tinham entrado por outra porta e também já tinham ido ao camarote. Vieram depois ter connosco para subirmos ao deck 11 e almoçar no Windjammer Café, o restaurante self-service! Entretanto verificámos que a mesa que nos estava atribuída para o jantar não era a mesma para os quatro mesmo tendo o pedido sido feito. Tivemos que ir para a fila para tentar alterar e como a mesma estava longa e lenta acabámos por ter que almoçar à vez. A opção foi sermos nós a ficar na mesa com eles e mais um casal. A mesa seria a 461, restaurante Top Hat and Tails, deck 4, 2º turno, 20:00h.
Deck 4 - Schooner Bar / Deck 5 - Royal Promenade
Camarote exterior com varanda - 7320
              
Mal tivemos tempo de voltar ao camarote e já estava na hora do exercício de emergência. Não nos foi pedido para levar os coletes salva-vidas. Bastava irmos até à "Assembly Station" (estação/zona que nos é atribuída e onde nos devemos dirigir numa situação de emergência) e ouvir as explicações. Regressámos ao camarote mas pouco depois subimos ao deck 12 para assistir à saída de Singapura, prevista para as 17:00!
O complexo Marina Bay Sands, onde se destaca o famoso hotel
As três torres do hotel coroadas pelo Sky Park com a sua famosa piscina infinita


Não se viam muitas pessoas a assistir à saída do navio! Uma das explicações pode ser o facto de o primeiro turno de jantar ter início às 17:30! Enquanto assistíamos à saída conhecemos 2 portuguesas que já andavam embarcadas à mais de um mês, tendo saído de Barcelona a bordo de um outro navio da Royal Caribbean!

Do lado direito do Marina Bay Sands a roda gigante, "Singapore Flyer"




 São muitas as ilhas no estreito de Singapura, uma via navegável, de águas profundas, que liga o sul do Mar da China com o estreito de Malaca! O estreito é uma das rotas comerciais mais movimentadas do mundo.

Regressámos aos camarotes para desfazer as malas, arrumar tudo e preparar para o jantar. 
A biblioteca do Deck 7
Mesa 461 - O outro casal, português, passou para a mesa da frente, onde estavam alguns amigos.
Acertámos à primeira num bom vinho!
 A ementa neste primeiro dia foi-nos apresentada em inglês mas o empregado disse-nos que ia tentar arranjar em português para as noites seguintes. A ementa tem uma parte com pratos tipicamente indianos e também muitos pratos asiáticos embora a maior parte dos passageiros fossem europeus, americanos ou australianos. 






Não gostamos de jantar à pressa, mesmo o serviço sendo rápido, e como o espectáculo de boas-vindas era às 21:30 acabámos por não ir. Passeámos pela Royal Promenade antes de recolhermos ao camarote. Nota-se que alguma decoração foi adaptada ao gosto asiático! 







Para terminar um pequeno video da saída de Singapura.


3 comentários:

  1. Like muito! Venham próximos episódios.

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  2. adorei ver. Um beijinho com carinho para ti!! Muita saúde ao mano para que te possa acompanhar agora e sempre nessas bonitas viagens!!

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    1. Obrigada! É bom saber que há quem goste de ler e ver estes relatos em modo de diário!

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