sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Ásia 2015 - Singapura - Chinatown & Clarke Quay


E chegámos ao hotel onde passaríamos as duas noites seguintes, o Holiday Inn Express Singapore Clarke Quay, bastante mais modesto e numa zona completamente diferente, entre o Central Business District (CBD) e a zona de entretenimento de Clarke Quay, junto ao rio de Singapura. A uma distância que se pode percorrer a pé está Chinatown.  
Fizemos o check-in, colocámos a bagagem nos quartos e saímos para procurar um local para almoçar.

Singapura destaca-se em muitos aspectos e um deles é a quantidade de edifícios "verdes" que encontramos. Os edifícios ecológicos certificados representam mais de um quinto da superfície da cidade mas não é só o exterior coberto com plantas que contribui para isso, são também as clarabóias, os painéis solares, os elevadores e escadas rolantes de baixo consumo, os ares condicionados altamente eficientes e até software que controla as emissões de dióxido de carbono do edifício!


Conforme vamos caminhando o aspecto dos edifícios vai-se alterando e das fachadas modernas passamos para as mais tradicionais! E entramos assim em Chinatown! Aqui vislumbra-se um pouco da história e da cultura da comunidade chinesa de Singapura! As fachadas coloridas dominam as ruas! São conhecidas como "shophouses" e misturam elementos de diversos estilos arquitectónicos e claro, muita cor! Poderá ter sido uma influência portuguesa via Macau! Estamos mesmo em todo o lado, directa ou indirectamente!







Contrastes de uma cidade que tem muito para oferecer!



Já passava das 14h e a fome apertava! Encontrámos um restaurante com bom aspecto e bons preços e não hesitámos! Não optámos por comida chinesa mas comemos bastante bem!
Os manos parados a olhar para o restaurante que se encontrava à direita! Vamos?!
O dia estava cada vez mais cinzento mas nem por isso menos quente!
Continuámos a passear pelas ruas de fachadas coloridas, cheias de lojas e decoradas com balões chineses. A Pagoda Street é a rua principal e as "shophouses" foram construídas após 1842 quando os terrenos ao longo da rua foram concedidos à população. Por volta de 1862 já toda a zona tinha construções.

é nas imediações desta rua que se encontram alguns dos principais destaques da zona: o Templo Sri Mariamman, o Budha Tooth Relic Temple and Museum e o Thian Hock Keng Temple, o templo Hokkien mais velho de Singapura. Este bairro é único também pela sua mistura de cultura e religiões! Uma mesquita, um templo hindu e um templo budista chinês convivem na mesma zona, a pouca distância uns dos outros. Se fosse assim em todo o mundo!
Sri Mariamman, o templo Hindu mais antigo de Singapura foi originalmente construído em 1823 e reconstruído depois em 1843. A torre (gopuram) da entrada, profusamente decorada e muito colorida é dos anos 30.


Entretanto começou a chover! O que é que se faz quando está a chover e estamos no meio de uma rua com lojas de um lado e outro? Entra-se numa e noutra e acaba-se por comprar algumas bugigangas! 
 É impossível não levar o tempo todo a olhar para as fascinantes fachadas que dão uma beleza diferente a estas ruas! 


Os contrastes das fachadas da Chinatown e da Singapura mais moderna que a envolve!
Aspecto delicioso! Frutas para todos os gostos!










Bolinhos indonésios de bambu! Provei e adorei!
E para terminar, a visita ao templo e museu budista chinês que já tinha referido, o Buddha Tooth Relic. Para entrar temos que tapar os ombros. Se não tivermos com que nos cobrir não há problema pois eles fornecem. Este templo tem milhares de imagens do Buda, tem quatro pisos visitáveis e um jardim no último piso. Acabámos por só visitar o piso térreo!
Consagrado em 2008, este templo de aspecto pesado e aparentemente antigo, alberga o suposto dente canino esquerdo de Buda, recuperado da sua pira funerária em Kushinagar, norte da Índia. (A pira é uma estrutura, normalmente feita em madeira, onde se queima o corpo humano como parte de um ritual funerário).




































E estava na hora de fazer o caminho de regresso ao hotel! O calor era muito e precisávamos de algum descanso!

Pelo caminho encontrámos algumas lojas como esta, onde se confeccionam fatias de bacon, frango BBQ e outras que não identificámos! Muito gorduroso para o meu gosto!


Algumas palavras portuguesas na publicidade do McDonald's!

Chegados ao hotel achámos que a melhor maneira de relaxar e tirar o calor do corpo era subir ao terraço e desfrutar da piscina e dos jacuzzis! A vista também não era nada má!
Do lado esquerdo "Riverside Point" e ao fundo o saudoso hotel Marina Bay Sands

O Novotel e "Riverside Point", a zona de animação de Clarke Quay.





Aguardámos pelo anoitecer e pelo surgir das luzes que iluminam a cidade.

Já passava das 20:30 quando deixámos o hotel em busca de um local para jantar! Caminhámos em direcção à zona ribeirinha de Clarke Quay.
Pequeno templo numa das ruas que percorremos
A zona ribeirinha de Clarke Quay é das mais animadas depois do anoitecer. Restaurantes temáticos com culinária de vários países e com esplanadas viradas para o rio, bares e muita animação! Um local bastante agradável para se terminar o dia! Daqui partem passeios de barco que vão até Marina Bay e regressam! Ainda pensámos em fazer mas os preços elevados fizeram-nos desistir! Talvez numa próxima visita!



Clarke Quay era um cais auxiliar onde atracavam os barcos menores que descarregavam os de maior porte  ancorados em Boat Quay.
Com o decréscimo do comércio no rio foi decidido revitalizar a área! O primeiro plano de revitalização aconteceu na década de 90 e o segundo em meados da década seguinte.
Os prédios restaurados albergam hoje os bares e restaurantes e o local tornou-se numa importante zona de entretenimento a partir do final de cada tarde!
Uma parte desta zona é coberta por uma estrutura em forma de tenda aberta ou de enormes sombrinhas interligadas que apresentam uma bonita iluminação que se destaca na noite. Ao centro da estrutura uma fonte, com jactos que saem do chão e onde as crianças se divertem e refrescam!






True!
Demos uma volta para decidir qual o restaurante onde iríamos jantar! Com tanta oferta não foi fácil a escolha! Acabámos por nos decidir por um restaurante com comida vietnamita, o Little Saigon Asia! E a escolha foi mais do que acertada! 








E depois de jantar tão bem tivemos que caminhar durante mais algum tempo! A animação era muita, bares cheios, música de diversos estilos que se misturavam no exterior, muitos visitantes misturados entre os habitantes locais! Não estivéssemos tão cansados e teríamos por aqui ficado mais tempo!



Regressámos ao hotel cansados mas felizes por estar nesta cidade!
Ainda há tanto para ver e para vos mostrar! 


4 comentários:

  1. Silvia, como já nos habituou, excelentes fotos,bela descrição e, o mais importante, ter-nos aberto a curiosidade para uma futura visita a Singapura. Com a sua reportagem, facilita-nos o trabalho de preparação para uma visita futura. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada anónimo! É bom saber que estes relatos ajudam e despertam interesse!

      Eliminar
  2. Ola Silvia...o teu relato esta a ser de muita ajuda, não apenas em relação a Singapura mas também de outras paragens que coincidem com o cruzeiro que vou fazer no próximo 14 de dezembro...falando de Singapura, será que podes me dizer p.f. o preço medio por refeição? sei que isso já foi há 3 anos, mas mais ou menos.. vou estar 2 dias e é mais por questão de gerir o orçamento...obrigado

    ResponderEliminar