"Selamat Pagi!" Bom dia!
Chegámos à Malásia!
A Malásia é um país do sudeste asiático com uma área total de 329 847 Km2, cuja capital é Kuala Lumpur. Da Malásia fazem partes dois territórios distintos, a península malaia e as ilhas adjacentes e uma parte do norte da ilha de Bornéu. A península faz fronteira a norte com a Tailândia, a leste com o mar da China Meridional, a sul e a oeste com o estreito de Malaca e tem fronteiras marítimas com a Indonésia, a leste, sul e oeste, com Singapura a sul e com o Vietname a nordeste. A população, de quase 28 milhões de habitantes, segue, na sua maioria, o islamismo sunita. A língua oficial é o malaio e a moeda corrente é o ringgit (1€ = RM 4,62/RM 1 = 0,22 €). A diferença horária para Portugal era de 8 horas nesta altura.
Começo por apresentar um mapa com o itinerário deste cruzeiro. Onde diz Kuala Lumpur é na realidade Port Klang, o porto que é a porta de entrada para chegar à capital da Malásia! Mas depois explico...
Quando faço um cruzeiro e tenho um camarote com varanda, gosto de, sempre que possível, acordar a horas de assistir ao nascer-do-sol e este dia não foi excepção! Embora o "Cruise Compass" indicasse que o raiar do dia seria antes das 06:00, o mesmo só aconteceu quase uma hora mais tarde. Sendo o estreito de Malaca uma das rotas comerciais mais movimentadas não me estranhou a quantidade de navios que rodeavam o "Mariner of the Seas". Fiquei na varanda durante algum tempo, fotografando o movimento e depois o surgir de um sol avermelhado, prenúncio do muito calor que se faria sentir!
06:42 |
06:44 |
Às 06:55 aproxima-se a lancha do piloto do porto |
Depois de desembarcar o piloto a lancha seguiu para o porto ou para um dos muitos navios que por ali navegam... |
06:57 - eu não era a única... |
06:58 - Surgem as primeiras pinceladas de cor no horizonte |
E às 07:00 parece que o céu se incendeia! |
07:01 |
07:02 |
07:07 - A nebulosidade aumenta e a tela vai perdendo as suas pinceladas de laranjas avermelhados dando lugar aos cinzas azulados! Toda uma sinfonia de cores que desfilou na frente dos meus olhos por breves minutos.
07:13 - ao longe surge o porto de Port Klang. Fico na dúvida se é a neblina que se adensa ou se é o fumo de que falei anteriormente! Acabo por não saber!
Port Klang (Pelabuhan Kelang ou Pelabuhan Klang) é o maior porto da Malásia. Localiza-se no estado de Selangor, 6 km a sudoeste da cidade de Klang, 36 km a sudoeste de Kuala Lumpur e ainda no estreito de Malaca.
Quando os portugueses conquistaram Melaka (Malaca hoje em dia) em 1511, o Sultão Johor-Riau manteve o controle de Port Klang, o que aconteceu até ao século XVIII, quando o sultanato de Selangor foi criado. Mais tarde esteve sobre domino britânico! Sendo o maior porto do país é também a principal entrada e saída para mercadorias a partir de Kuala Lumpur. Quando um navio de cruzeiro atraca aqui a maioria dos passageiros tem como objectivo conhecer a capital malaia, Kuala Lumpur. O curto trajecto de menos de 40 km pode, no entanto, levar mais de hora e meia a percorrer se o trânsito for muito. Como a nossa viagem terminaria nesta cidade, achámos que não valeria a pena perder tempo e dinheiro para lá ir nesta escala! Depois de algumas pesquisas percebi que não haveria muito para ver nas redondezas para além de Pulau Ketam, a Ilha do Caranguejo, localizada a cerca de 10 km de Port Klang.
Antes de continuar deixo aqui um alerta para quem possa vir a viajar neste navio ou noutro idêntico. O meu irmão e a minha cunhada reservaram um camarote interior, categoria M, deck 9, nº 9607! Quando nos encontrámos pela manhã contaram-nos que passaram a noite sem dormir pois ouvia-se um ruído contínuo só interrompido por outro ainda mais forte. Fui imediatamente à recepção reclamar e explicar que, por motivos de saúde, o meu irmão tinha que descansar em condições e conseguir dormir, idealmente, cerca de 8 horas. O recepcionista disse-me que enviaria alguém para verificar o ruído. Mais tarde, quando regressámos, a situação ainda não estava resolvida, o ruído continuava. Perante isto a única solução seria mudarem de camarote pois não poderiam lá ficar outra noite sem conseguir dormir. Mais tarde foi-lhes atribuído um outro camarote interior, da mesma categoria, por troca com um casal da animação. Não chegámos a saber se eles conseguiam dormir ou se conseguiram eliminar a causa do ruído. Achámos que o ruído seria proveniente de alguma máquina que estaria encostada ao camarote e que não era visível do exterior. Fica aqui o aviso, evitem este camarote e talvez os de outros decks na mesma localização.
Deixámos o navio por volta das 09:15. No terminal do porto aproveitámos para trocar dinheiro e verificar que existia internet Wifi gratuita. À saída do porto está um balcão onde nos devemos dirigir se queremos pedir um táxi. O preço é fixo. A viagem até ao cais de Port Klang levou uns 15 minutos e custou RM 20 (4,40 €). O ferry para Pulau Ketam estava já cheio pelo que tivemos que esperar algum tempo pelo próximo. O bilhete de ida e volta custou RM 14 (3,10€) por pessoa.
Deixámos o navio por volta das 09:15. No terminal do porto aproveitámos para trocar dinheiro e verificar que existia internet Wifi gratuita. À saída do porto está um balcão onde nos devemos dirigir se queremos pedir um táxi. O preço é fixo. A viagem até ao cais de Port Klang levou uns 15 minutos e custou RM 20 (4,40 €). O ferry para Pulau Ketam estava já cheio pelo que tivemos que esperar algum tempo pelo próximo. O bilhete de ida e volta custou RM 14 (3,10€) por pessoa.
O aspecto do ferry não era dos melhores, mais parecia um submarino...Observámos o movimento de mercadorias que estavam a ser carregadas enquanto percebíamos se havia ou não lugar. Havia também a possibilidade de ir num outro tipo de barco mas o mesmo nunca chegou a aparecer.
Embarcámos num segundo ferry que sairia perto das 11:00. O interior tinha melhor aspecto que o exterior, mas o pior foi o ar condicionado, pois mais parecia que tínhamos embarcado num congelador flutuante! A viagem levou cerca de 45 minutos e passou ao largo do local onde o "Mariner of the Seas" estava atracado.
O tipo de janelas, o facto de as mesmas estarem muito salpicadas pela água e a velocidade não permitiu muitas fotografias.
Pulau Ketam (Ilha do Caranguejo/Crab Island) é uma ilha de pescadores maioritariamente chineses, cujas casas estão assentes sobre estacas, pois 90% da ilha está coberta por água do mar. As estacas podem estar de um a dez metros acima do nível do mar. Por aqui circula-se de motorizada, bicicleta ou a pé e até as ruas, embora pareçam normais, estão também elas sobre estacas. Esta ilha é conhecida pelos seus restaurantes de marisco! Pelo que tinha lido sabia que o ideal era apanhar a maré cheia mas não foi o que aconteceu. Já vos mostro qual a diferença...
Circular pela ilha é fácil e barato. RM 5 (1,10€) por dia pelo aluguer de uma bicicleta. O mais difícil será circular entre as pessoas e as outras bicicletas! |
O Hotel Sea Lion, com bastante bom aspecto! |
Antes de continuar o passeio pela ilha vou divagar um pouco...
Quando visitamos um qualquer lugar nem sempre é fácil evitar os locais mais turísticos pois se nunca lá estivemos também queremos conhecer! Mas a essência de um lugar não está entre as multidões de turistas que se acotovelam para tirar a fotografia no melhor ângulo, essa essência está nos locais menos frequentados, onde se movimentam os habitantes locais! Em Pulau Ketam encontrei um desses lugares, onde conhecemos e entendemos melhor a cultura de um povo, a maneira como vivem! Pode não ser o lugar mais bonito, mais apresentável ou cuidado mas a essência, essa está lá! Embora aqui se respire a cultura chinesa e não a malaia...
Na ilha existem 2 templos chineses e muitos altares.
Era disto que vos falava antes! Se a maré estivesse cheia não veríamos a sujidade que existe junto à água, em volta das estacas, um pouco por todo o lado! São garrafas, plásticos, redes, etc (e eu não fotografei o pior...)! Uma pena! Mas depois vemos o oposto no que diz respeito às casas...
O interior das casas (pelo menos daquelas que deu para ver por as portas estarem abertas) apresenta-se limpa e arrumada e os sapatos ficam sempre à porta! Os exteriores estão bem pintados e arranjados! Uma contradição interessante!
Neste local o cheiro a peixe podre era quase insuportável mas tinha uma explicação, como podem ver...Por aqui os cheiros misturam-se, o do incenso, o da comida, o do peixe a secar e o do lodo! Pode incomodar os mais sensíveis, o que não é o meu caso! Acho interessante distinguir os cheiros, o meu olfacto adapta-se (ao do peixe a secar nem por isso...)! Se calhar nasci no continente errado...
Mais haveria para explorar, mas para ficar mais tempo teríamos que por aqui almoçar, decisão que não era consensual. O calor que se fazia sentir também era muito e, como estava quase no horário do ferry seguinte decidimos voltar e fazer um almoço tardio no navio.
Digam lá se não parece mesmo um submarino?
O ferry levou-nos de volta ao ponto de partida de onde voltámos a apanhar um taxi até ao terminal de cruzeiros de Port Klang.
Chegámos ao navio por volta das 14:00 e dirigimo-nos ao Windjammer Café para almoçar.
Chegámos ao navio por volta das 14:00 e dirigimo-nos ao Windjammer Café para almoçar.
Depois de almoçar ainda regressámos ao terminal para aceder à internet! São muitos os tripulantes que aqui ficam até ao último minuto, falando com os seus familiares e/ou amigos, pondo as noticias em dia e aproveitando para sair um pouco do navio!
A saída estava prevista para as 17h mas acabou por se atrasar um pouco!
Seguem-se algumas fotos da paisagem que desfilou à nossa frente durante algum tempo!
Como já referi antes, tenho pouca experiência com filmagens, vídeos e edições. Decidi, nesta saída, fazer uma filmagem em time lapse. Isto com o tempo e a experiência há-de melhorar....ou talvez não!
E nesta segunda noite a bordo o dress code era formal, ou seja, noite de gala! É hora de vestir um vestido, calçar sapatos bem altos e tentar chegar ao final da noite sem dores nos pés! Já me aconteceu regressar descalça ao camarote! Como o cruzeiro era o início de uma viagem de quase 3 semanas resolvi não levar fato completo para o Carlos, e para ser sincera (e ele concorda comigo), acho que o faz mais velho, com um aspecto mais pesado. Assim levou só calça e camisa, até a gravata ficou em casa! Como sempre, vê-se de tudo, do mais formal ao mais informal! Antes de ir jantar estivemos na Royal Promenade onde serviam espumante por conta da apresentação e sessão de fotos com o comandante (não o chegámos a ver)!
E vamos lá abrir o apetite a quem está desse lado... Desta vez a ementa estava em português, o que tornou a escolha mais fácil! Nos jantares das noites de gala é costume haver na ementa um prato de lagosta mas, pela primeira vez, deparei-me com essa opção com um custo extra de $29,95 ou $34,95. O mesmo acontecia se se quisesse optar por Fillet Mignon.
Peito de frango defumado à Oakland |
Filé de salmão grelhado |
Um dos pratos das opções de inspiração indiana! Escolha minha...só podia! |
A sala do restaurante do deck 3 - Rhapsody in blue |
Fomos até ao exterior e no ecrã gigante estava a ser exibido o filme "Hercules".
E mais umas fotos antes de dar o dia por terminado!
Ainda não tinha mencionado mas achei o Cruise Compass muito confuso. As actividades do dia estavam escritas com uma letra minúscula e as notas eram tantas que facilmente não dávamos por algo importante. Faltava também a habitual informação sobre a rota que o navio vai fazendo!
Próxima paragem: Penang!
Selamat tinggal!
Próxima paragem: Penang!
Selamat tinggal!
Já estou de olhos em bico! Queremos mais...
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