quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Ásia 2015 - Navegação


Depois da visita ao resto do Mariner of the Seas regressámos ao camarote para fazer as malas. Esta é das partes menos agradáveis de qualquer viagem, mas enfim, tem que ser! Pouco depois do meio-dia fomos almoçar. Decidimos ir ao restaurante "Rhapsody in Blue" localizado no deck 3 e que só servia almoços entre as 11:30 e as 13:00. Antes do 12:30 já estavam a retirar parte das saladas. Foi uma confusão enorme para entenderem que eu queria utilizar os descontos a que tinha direito por ser membro Crown & Anchor em 3 copos de vinho! Por pouco acabava de almoçar e a bebida não chegava! Se o serviço ao longo do cruzeiro não foi dos melhores neste dia foi bem pior! 














Tivemos que almoçar mais cedo pois íamos assistir ao espectáculo "Ice under the Big Top", no Stubio B, localizado no Deck 3. Convém ter em atenção que as temperaturas no Stubio B são baixas e pode ser necessário um agasalho. Este espectáculo de patinagem no gelo tem como tema o circo ambulante/itinerante! Tirei muitas fotografias, com a Gopro, telemóvel e com a Canon, mas a maioria ficou desfocada. Muito movimento, pouca luminosidade e o enquadramento possível não era dos melhores. Ficam aqui algumas das fotos que resumem um pouco do belo espectáculo com que fomos presenteados.



































































Regressámos ao camarote para terminar de arrumar as coisas! Admiro quem viaja com pouca bagagem! Estou a melhorar mas ainda longe do ideal! Acho que a cura só aconteceria se me visse obrigada a viajar só com uma mochila... mas acho que isso não vai acontecer! E o facto de fazer uma semana de cruzeiro e ainda ter mais duas semanas de férias pela frente também não ajuda...pelo menos não a mim! Mea culpa!!! Mas houve quem aproveitasse o resto da tarde de melhor maneira...

E rapidamente chegou mais um final de tarde, o último a bordo do "Mariner of the Seas".



Uma última sessão de fotos com a indumentária da noite, um último jantar, a despedida dos empregados e dos portugueses a bordo! A nostalgia típica da última noite! Mas as férias não acabam aqui e isso faz toda a diferença!







Antes de nos servirem a sobremesa os empregados desfilaram, acenando com os guardanapos, ao som de uma música italiana! De seguida um momento mais divertido ao som de "Gangnam Style"...Vejam este pequeno vídeo!





E chegou a altura de fazer o balanço deste cruzeiro!
Como marquei com alguma antecedência fui lendo algumas criticas em relação ao navio e também aos itinerários asiáticos.
As criticas mais frequentes eram à fraca qualidade do serviço e à comida. Sabia também que, muito provavelmente, a maioria dos passageiros seriam de nacionalidade asiática, o que seria tido em consideração por quem toma decisões em relação aos menus, espectáculos, animação e tudo o que é colocado à disposição de quem viaja.
Mas a maioria dos passageiros deste cruzeiro, possivelmente por ser dos poucos itinerários de 1 semana (a maioria é de 4/5 dias) era europeia, americana e australiana. E este facto não foi tido em conta pelos responsáveis, pelo que quase tudo estava direccionado para o mercado asiático, principalmente os espectáculos e uma boa parte da comida. As indicações em caracteres chineses estão por todo o lado e a decoração também foi ligeiramente alterada.
O navio já necessita de alguns melhoramentos.
Nota-se um decréscimo na apresentação dos pratos no restaurante à la carte mas em relação à comida não me posso queixar, gostei de tudo. O mais difícil foi suportar o cheiro de algumas sopas asiáticas servidas ao pequeno-almoço e talvez faltasse alguma diversidade no restaurante self-service.
Alguns empregados andavam o tempo todo a tentar que os passageiros reservassem nos restaurantes pagos. Não sei se isto passou a ser prática comum da Royal Caribbean ou se é por estarmos na Ásia! Achei exagerado e incomodativo!
No geral a qualidade do serviço foi abaixo do esperado para uma companhia como a Royal Caribbean e muito inferior ao de outros cruzeiros que já fiz com eles. Muita desorganização, empregados muito lentos e com falta de experiência! Em relação a este cruzeiro compararia o serviço ao da MSC! 
Alguns dos espectáculos apresentados são pouco interessantes, destinados ao gosto dos chineses, que é muito diferente do nosso!
O itinerário permite conhecer zonas distintas e apreciar cultura e praia!
Mas o facto de a minha avaliação não ser muito positiva não quer dizer que não tenha apreciado a viagem e desfrutado dela, nada disso! Ia já amanhã outra vez!!!

O "Mariner of the Seas" navegou pela noite dentro em direcção ao porto de Singapura e não tarda nada será hora de desembarcar e aproveitar o resto das férias! Ainda há muito para ver e vos mostrar!

Até breve em Singapura!

2 comentários:

  1. Vi e gostei! Acho que estou a ficar com saudades do mar!

    Venham mais que apesar do tempo não ser muito, é sempre um prazer ler as vossas aventuras!!!

    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Pena o tempo também ser escasso deste lado! Gostaria de já ter publicado toda a viagem! Beijos

      Eliminar